Hoje, a homepage do portal WAP de uma operadora celular, na maioria das vezes, é igual para todos os seus assinantes. E se fosse possível que cada usuário acessasse uma homepage montada automaticamente pela operadora a partir dos seus gostos e preferências? Essa é a proposta da plataforma ClixSmart, desenvolvida pela empresa irlandesa Changing Worlds. Com sistemas de inteligência artificial, a ClixSmart aprende sobre cada assinante de acordo com o seu uso de serviços de valor adicionado (SVA).
A partir dessas informações, a plataforma é capaz de criar uma homepage do portal WAP da operadora que seja mais atraente para o gosto de cada usuário. A ClixSmart usa principalmente os dados de navegação WAP do assinante, mas pode cruzar também com informações de downloads, SMS e até de localização. O sistema é utilizado hoje por algumas das maiores operadoras do mundo, como Vodafone, Sprint, O2 e T-Mobile. Na Vodafone, houve um aumento de 20% da Arpu de dados após os primeiros seis meses.
A plataforma é dividida em módulos, que oferecem diferentes funcionalidades para além da simples customização da homepage. Há, por exemplo, um módulo que permite personalizar campanhas publicitárias pelo celular: cada assinante vê banners diferentes.
No Brasil, os primeiros testes devem acontecer ainda este ano, afirma Virgílio Fiorese, consultor técnico de pré-vendas da Changing Worlds, contratado em agosto passado para representar a companhia nos mercados do Caribe e da América Latina. Segundo o executivo, já foram iniciadas conversas com algumas operadoras nacionais.