Nos últimos anos um novo ator ganhou destaque no mercado de publicidade em dispositivos móveis: a ad network. São redes especializadas na distribuição de anúncios em sites e aplicativos móveis. Na prática, elas fazem a intermediação entre os anunciantes e os provedores de conteúdo e desenvolvedores, dividindo com estes a receita. Seu papel ganhou força especialmente em razão do crescimento exponencial dos catálogos de apps móveis, que hoje somam algumas centenas de milhares de títulos, e das versões móveis de sites, cujos banners são vendidos à parte daqueles expostos na web tradicional.
Empresas como AdMob, do Google, e a indiana InMobi são exemplos de ad networks móveis internacionais de sucesso. Paralelamente, há espaço para o desenvolvimento de redes locais, especializadas em conteúdo nacional ou regional. No Brasil, pelo menos duas companhias desempenham esse papel: a Redemobi, do Grupo.Mobi, e a Hands.
O atual cenário do mobile marketing no Brasil e o fortalecimento das ad networks serão discutidos no painel "Mobile marketing: novos caminhos para a popularização", no dia 28 de setembro, durante a quarta edição do Forum Mobile+, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Para este painel estão confirmadas as participações de Peter Fernandez, diretor de publicidade móvel do Google para América Latina; Khamir Bhatia, diretor de estratégia e negócios da InMobi; Eduardo Fleury, diretor executivo da Redemobi; Edison Maluf, diretor executivo da Hands; Marcelo Castelo, sócio-diretor da F.biz; e Renato Urbinder, sócio-diretor de negócios e projetos especiais da Climatempo.
O Forum Mobile+ é um evento dedicado ao mercado de mobilidade corporativa e incluirá também painéis sobre mobile banking e m-commerce, m-health, educação móvel, dentre outros. A organização é feita pela Converge Comunicações. Para mais informações, acesse o site do evento.