O iPhone 5, tão aguardado lançamento da Apple, foi finalmente apresentado nesta quarta-feira, 12, em evento da fabricante em São Francisco, na Califórnia. O novo smartphone confirma as especulações publicadas pela imprensa internacional nos últimos dias: além da nova versão do sistema operacional iOS, a v.6, o aparelho tem tela maior, de 4 polegadas, com tecnologia de alta resolução Display Retina, a mesma do novo iPad, com 1.136 por 640 pixels.
O iPhone 5 vem ainda com conexão à rede de alta velocidade LTE (long term evolution), que nos Estados Unidos é oferecida pelas três principais operadoras – AT&T, Sprint e Verizon. O processador A6 que equipa o modelo é duas vezes mais rápido que o A5, disponível no iPhone 4S.
Apesar de mais aperfeiçoamentos tecnológicos, o vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller, afirmou que o aparelho é 20% mais leve e 18% mais fino que o iPhone 4S. Segundo a empresa, a bateria tem duração para 8 horas de navegação ou conversação, ou para 10 horas de navegação com Wi-Fi ou para assistir vídeo, ou ainda 40 horas para ouvir música ou 225 horas no modo stand by, sem realizar nenhuma operação.
O conector do aparelho também teve seu formato renovado após “quase uma década”, ressaltou Schiller. O novo formato para carregadores e outros periféricos do aparelho recebeu o nome de Lightning e é compatível com os cabos da linha Thunderbold da Apple. Parte da receita da fabricante advém da venda de acessórios eletrônicos que se adaptam a seus aparelhos. Com o novo conector, aumenta a possibilidade de ganhos.
Os preços serão exatamente os mesmos aos do modelo 4S na ocasião de seu lançamento: nas versões de 16 GB, 32 GB e 64 GB custam US$ 199, US$ 299 e US$ 399, respectivamente, com subsídios das operadoras. Os consumidores podem encomendar o smartphone a partir da próxima sexta-feira, 14, na loja virtual da Apple – eles serão entregues a partir do dia 19 nos Estados Unidos e 21 no Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Cingapura. No dia seguinte, o aparelho estará disponível em mais 22 países.
Como de praxe, não há previsão de chegada ao Brasil. Conforme ressaltou o blog de tecnologia TechCrunch, o chip (SIM card) adotado no iPhone 5 é de um novo formato, recém-regulamentado pela Apple, ainda indisponível em alguns mercados, como o Brasil. O Teletime News lembra também que o suporte à rede de quarta geração LTE do aparelho é incompatível com a frequência brasileira (2,6 GHz), assim como ocorreu com o novo iPad.
Como estratégia para ganhar espaço no mercado brasileiro e em outros países emergentes como Índia, China e Rússia, a Apple manteve a política de queda nos preços das versões anteriores do iPhone. Nestes países ainda não há um sistema operacional hegemônico, e a fabricante vê terreno para disputar com o Android, do Google, e até mesmo o Windows 8, da Microsoft. O modelo 3GS, contudo, deixa de fabricado definitivamente.
Números
A fabricante também apresentou dados sobre o ecossistema envolvendo o sistema operacional iOS. Segundo o CEO da Apple, Tim Cook, a App Store hospeda atualmente cerca de 700 mil aplicativos, sendo 250 mil exclusivos para iPad. O número representa um aumento de 10 mil em relação ao existente em junho. Ainda de acordo com o executivo, 90% dos apps são baixados mensalmente, e cada usuário usa em média 100 softwares desse tipo em seus aparelhos.
Além disso, a fabricante americana divulgou a venda de mais de 400 milhões de dispositivos móveis até junho, um aumento de 9,5% em relação aos 365 milhões de unidades registrados em março, quando a empresa realizou sua conferência mundial para desenvolvedores, a WWDC.
A Apple aproveitou para apresentar os novos modelos de seu tocador de música, iPod.