FTC investiga nova política de privacidade do Facebook

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A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) está investigando se o Facebook violou a privacidade de usuários ao reformular sua política no fim do mês passado. Na época das mudanças, anunciadas por Erin Egan, diretora de políticas de privacidade da empresa, a rede social disse que o objetivo é deixar mais claro ao usuário a forma como o site coleta e utiliza dados e as regras que se aplicam quando alguém utiliza a rede.

Ao dizer que o usuário dá ao Facebook direito de usar seus dados e conteúdos a partir do momento da inscrição na rede, a empresa causou protesto de alguns defensores da privacidade, que se queixaram à FTC alegando quebra de uma ordem judicial de 2011, destaca o The Wall Street Journal. A ordem diz que o Facebook deve obter o consentimento de usuários antes de fazer mudanças em suas preferências de privacidade, além de explicar claramente aos membros da rede como seus dados serão usados.

Mesmo que a empresa tenha deixado em aberto o comentário e a opinião dos usuários sobre a nova política, as mudanças parecem ter sido feitas sem consulta prévia. Na última quarta-feira, 12, o porta-voz da FTC, Peter Klapan, disse que a comissão entrou em contato com o Facebook depois de saber das mudanças na política e que as discussões com a empresa fazem parte da rotina para verificar se a ordem judicial está sendo cumprida.

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