O uso do 5G, de tecnologias imersivas e de visão computacional tem sido uma das grandes apostas da sociedade para a modernização de atividades em diversos setores da economia. Com foco em aprimorar o atendimento e proporcionar uma melhor experiência para seus clientes, o Bradesco se uniu a Claro e a Embratel para cocriar, desenvolver e testar casos de uso que envolvam a tecnologia 5G. A parceria envolve ainda as empresas NTT DATA Brasil e a Tecnologia IBM, além do hub de inovação da operadora, o beOn Claro, e o inovabra, ecossistema do Bradesco que fomenta a inovação dentro e fora da Organização.
Um dos principais objetivos da iniciativa, centrada no aprimoramento da jornada do cliente, é avaliar o desempenho de aplicações 5G em serviços cuja alta velocidade, baixa latência e grande capacidade de processamento de dados em tempo real sejam diferenciais para criar novas experiências para o cliente.
Imóveis
A primeira prova de conceito desenvolvida em conjunto pelas empresas para o banco tem como ponto de partida facilitar a busca por imóveis para serem financiados. A solução pretende agilizar a procura e a aquisição de imóveis, permitindo que o cliente faça buscas por filtros de interesses, navegue pelo modelo da propriedade em 3D e interaja com os ambientes em Realidade Aumentada e computação espacial por meio de aplicativo.
O projeto-piloto já está em andamento em parceria com uma incorporadora. Nos testes, por meio de um aplicativo desenvolvido pela NTT DATA Brasil, o usuário poderá apontar a câmera de seu smartphone para o prédio e um anúncio em Realidade Aumentada aparecerá na tela, possibilitando acessar todas as informações do imóvel, além de enxergar os ambientes internos do apartamento. Simultaneamente à exploração detalhada do imóvel, a ferramenta possibilita a simulação das condições para contratação do financiamento imobiliário. "Trabalhamos com as tecnologias para o Metaverso há mais de dois anos no nosso laboratório de inovação", diz Silvana Pioli Vallim, sócia da NTT DATA na área de banking. "Buscamos nos antecipar às necessidades das empresas por meio das tecnologias mais inovadoras e proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes finais, tornando a jornada mais ágil e cômoda.
Segurança
Outro caso de uso que deve ser testado em breve é um protótipo que avalia o uso da tecnologia para ampliar a eficiência operacional e a segurança das agências. Para isso, em uma das unidades do banco, localizada na cidade de São Paulo, foi instalada uma rede 5G da Claro. Por meio de câmeras digitais conectadas à rede 5G de alta velocidade integrada ao IBM Maximo Visual Inspection, será viavel analisar e detectar possíveis situações de risco de segurança em tempo real, o que ajudará a reduzir o tempo de resposta das equipes a situações suspeitas ou comportamentos perigosos dentro das agências. O IBM Maximo Visual Inspection é uma plataforma de análise de vídeo e imagem que aproveita modelos de aprendizado profundo e IA para treinar modelos complexos de visão computacional para habilitar e dimensionar rapidamente inspeções visuais e detectar e classificar objetos, com base no treinamento recebido pelo sistema; e devido aos valores de latência extremamente baixos da tecnologia 5G, as respostas imediatas podem ser analisadas. Neste projeto, o IBM Maximo Visual Inspection foi implementado pelo Magna, IBM Business Partner
Pioneiro no mercado brasileiro em tecnologia bancária, desde o lançamento dos primeiros cartões magnéticos até a implantação do Internet Banking, o Bradesco investe em soluções pensadas para melhoria da interação com o cliente. "O avanço do 5G representa uma série de oportunidades habilitando um maior volume de dados conectados à devices de IoT que possibilitarão uma maior compreensão das necessidades das pessoas. Com tudo conectado, sai na frente quem interpreta melhor os dados em prol de melhores experiências e ofertas 100% centradas no perfil e momento de vida do cliente" afirma Edilson Dias dos Reis, Diretor Executivo do Bradesco. O inovabra é um ecossistema de inovação que fomenta soluções transformadoras dentro e fora do Bradesco. "É um trabalho de colaboração entre nossas áreas de negócios, clientes, parceiros de tecnologia, investidores e mentores. Assim está acontecendo nas experimentações com 5G, conectamos as áreas de negócio do Bradesco com parceiros de tecnologia para testar processos operacionais mais eficientes e otimizados, além de melhores experiências para clientes e usuários, estreitando nosso relacionamento e gerando confiança", completa o executivo.
A Embratel exerce um papel fundamental para a customização de aplicações, de acordo com os desafios da empresa e área de atuação, fornecendo todo suporte para que o projeto possa acontecer com excelência. "A partir da instalação da rede 5G nos ambientes de testes do Bradesco, realizamos um projeto com soluções personalizadas, que atendem as necessidades e fomentam o desenvolvimento da inovação no setor. O 5G irá revolucionar o mercado corporativo, em diversos segmentos, e os testes realizados no Bradesco já demostram o potencial da tecnologia. A Embratel está muito feliz em trazer novas possibilidades ao mercado, integrando as tecnologias e infraestruturas digitais necessárias para a iniciativa. Como líderes no segmento empresarial e corporativo no Brasil, queremos construir e habilitar ainda mais oportunidades para as empresas usarem o 5G, indo muito além da conectividade", afirma Antonio João Filho, Diretor-Executivo da Embratel para mercado financeiro.
Este projeto, com foco em inovação aberta, vem somar a uma série de iniciativas que estão sendo fomentadas pelo beOn Claro, visando o desenvolvimento de empreendimentos que permitam mapear e usufruir de todo o potencial que as redes 5G têm a oferecer em diversas verticais, incluindo a de Cidades Inteligentes. "O leque de possibilidades que o 5G oferece é extremamente vasto e as principais aplicações que devem revolucionar diversos setores provavelmente ainda não foram criadas. Entendemos que a aproximação com empresas, academia e empreendedores é fundamental para identificar oportunidades e cocriar soluções adequadas aos desafios do século 21, como estamos fazendo agora com o Bradesco", explica Rodrigo Duclos, diretor de Inovação Digital da Claro e fundador do beOn Claro.