Considerando o entusiasmo global com as infinitas possibilidades apresentadas pela IA generativa, o próximo capítulo da história da tecnologia está praticamente se escrevendo sozinho. A McKinsey & Company prevê que a IA generativa movimentará bilhões de dólares em crescimento de receita anual para setores como o bancário, de alta tecnologia, life science e varejo. O SAS está no centro desses setores críticos. Como parte de um investimento de três anos de US$ 1 bilhão em soluções para a indústria, o SAS entregará a última etapa da promessa da IA generativa.
"O SAS assume uma postura intencional em relação à IA generativa, dados sintéticos, simulação de gêmeos digitais (digital twins) e LLM, e com razão", diz Dan Vesset, vice-presidente do grupo para analytics e gestão de informações do IDC. "São todos recursos essenciais para viabilizar decisões mais rápidas – objetivo entre os executivos que estão investindo nas mais recentes iniciativas de IA, analytics e dados. A reputação do SAS como defensor de uma IA ética significa que a empresa oferece aos clientes uma excelente orientação sobre essas tecnologias transformacionais, o que é de extrema importância quando os riscos são tão altos para os clientes de setores que lidam com dados confidenciais, como bancos e serviços de saúde".
O SAS segue trabalhando com clientes na criação de simulações de gêmeos digitais em manufatura e logística. Para a geração de dados sintéticos, o SAS colabora com clientes dos setores financeiro e de saúde. O SAS também pesquisa, exaustivamente, a aplicação de Large Language Models (LLMs) a problemas setoriais, sobretudo na entrega de resultados confiáveis e seguros aos clientes.
"Perceber o valor da IA generativa exige profundo conhecimento e domínio do setor, recursos de IA de última geração e governança de ponta a ponta. O SAS entrega tudo isso com exclusividade em seu portfólio", diz Bryan Harris, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia do SAS. "Nosso investimento de US$ 1 bilhão em soluções para a indústria inclui a integração de recursos precisos, explicáveis e plausíveis de IA generativa confiável. O software SAS® é, em geral, essencial para os negócios dos nossos clientes, e não podemos nos dar ao luxo de estarmos certos só às vezes'".
Durante o SAS Explore nesta terça-feira, 12, os líderes do SAS apresentam os avanços das inovações da empresa com IA generativa confiável. Em especial:
- Geração de dados sintéticos: O SAS foi pioneiro em uma extensão patenteada de redes adversárias generativas (generative adversarial networks – GANs) para criar dados tabulares estatisticamente congruentes que refletem a complexidade dos ambientes do mundo real. Esse recurso permite a preservação da privacidade, a atenuação de vieses e o aumento de eventos raros, além de servir como base para gêmeos digitais. A inovação do SAS nesse espaço aperfeiçoa, consideravelmente, os modelos preditivos e, ao mesmo tempo, reduz o custo de insights em setores como saúde, ciências da vida, bancos, seguros, varejo e manufatura.
- Gêmeos digitais: Para se planejar no caso de desestabilizações e melhorar a resiliência, as organizações precisam simular e otimizar sistemas complexos, como cadeias de suprimentos e chão de fábrica. A criação de um gêmeo digital de um sistema físico permite que uma organização se pergunte "E se?" e imagine o futuro com mais facilidade. Isso leva a decisões mais estratégicas, maior valor e redução de riscos e perdas. Por exemplo, o SAS trabalha com o Federal Public Service Finance e a Wienerberger para otimizar operações, aprimorar o diagnóstico de problemas e reforçar medidas de manutenção preventiva.
- Large Language Model: LLMs são um elemento-chave no movimento da IA generativa. E para oferecer valor real às empresas, esses modelos estruturais precisam ser ajustados aos casos de uso dos setores, mantendo a privacidade dos dados. A experiência do SAS com redes neurais, aprendizado profundo, aprendizado por reforço e processamento de linguagem natural acelera o tempo de geração de valor da IA para os clientes. Por exemplo, os clientes do SAS já podem aproveitar o poder dos modelos de IA generativa com a integração ao SAS Customer Intelligence 360, que ajuda
Parceria estratégica com Microsoft foca na produtividade da IA generativa
O SAS e a Microsoft se comprometeram a entregar mais produtividade aos clientes e, ao mesmo tempo, garantir segurança e confiança no desenvolvimento da IA. "Sabemos que o SAS se destaca em soluções setoriais com um grande leque de especializações e é com grande entusiasmo que pretendemos expandir nossa parceria com essa tecnologia emergente", diz Brad Carlstedt, diretor global de desenvolvimento de parceiros da Microsoft. "Alavancando a tecnologia Azure OpenAI, poderemos ajudar empresas multinacionais a aumentar a produtividade e a confiança de seus desenvolvedores".
A vantagem dos LLMs é que podem criar experiências de conversação a partir de enormes conjuntos de dados; entretanto, eles não foram desenvolvidos para incorporar cálculos quantitativos de sistemas corporativos. Esse é o grande desafio que o SAS e a Microsoft pretendem resolver juntos para os negócios.
Em parceria, o SAS e a Microsoft estão desenvolvendo uma integração de IA generativa que combina a escala do Microsoft Azure OpenAI com a orquestração de tarefas corporativas e analytics do SAS usados por empresas em decisões operacionais. A integração de IA generativa estará disponível em uma prévia privada no último trimestre de 2023. O SAS está trabalhando com seus clientes para desenvolver fluxos de trabalho de IA generativa para soluções específicas para cada setor, incluindo bancos, seguros, manufatura, varejo e todo o setor público.