Topaz anuncia Roberta Rosenburg como nova CFO

0

A Topaz anuncia a nomeação Roberta Rosenburg como nova CFO. A executiva será responsável por reestruturar a área de finanças da companhia e automatizar processos, desenvolver a capacidade analítica nas pessoas, além de liderar times e melhorar a comunicação e relacionamento no ambiente de trabalho. Também, terá o desafio de estandardizar a companhia e equipes que permaneceram após aquisições que foram feitas há anos, incorporando as marcas em um discurso só e trazendo o melhor de cada empresa para aplicá-lo na cultura organizacional.

"Não queremos ser uma empresa que tem um CFO inatingível, mas sim, que pessoas conversem conosco. Temos muito a ganhar com esse processo", comenta Roberta Rosenburg, nova CFO da Topaz. Em sua função, ela lidera uma equipe de 54 profissionais na gestão das finanças, tesouraria, controladoria, FP&A, contabilidade, faturamento, impostos, folha, compras, facilities e jurídico nas operações – atualmente, a empresa atua em 25 países. Também, participa em reuniões de estratégia e gestão e é responsável pelo controle de fluxo de caixa, pagamentos, cobrança, investimentos, empréstimos para capital de giro, leasing, auditoria, Budget e FC.

"Há desafios, pois é uma empresa que está crescendo – de maneira orgânica e via aquisições – e precisamos abraçar todas essas operações para continuar a ter rentabilidade e atingir a receita de R$ 1 bilhão até 2025", diz Roberta Rosenburg, CFO da Topaz. "Uma parte fundamental da empresa são as pessoas. Sem elas, não conseguimos fazer muita coisa".

Líder inspiradora, que valoriza o trabalho em equipe e a busca constante por resultados, Roberta tem sólida carreira na área de Controladoria, Finanças e Administração, além de 25 anos de experiência em contabilidade, trazendo um legado de desenvolvimento de equipes multifuncionais.

Dentre outras habilidades, estão a gestão de tesouraria, controle de fluxo de caixa, operações de empréstimos e investimentos, finanças internacionais e relacionamento com mercados financeiros locais e internacionais; monitoramento de vendas e resultados, revisão de política comercial, análises de contratos com clientes e fornecedores; atendimento a auditores, gerenciamento de políticas de Ética e Compliance; melhorias de processos e controles internos e experiência em implantação de ERP; Além disso, seu envolvimento é total com o negócio, com foco em redução de custos e alcance de resultados.

Roberta é mineira e mora há 18 anos em São Paulo – foi transferida para a unidade da capital quando ainda trabalhava na Siemens. Faz parte do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) como forma de networking e troca de experiências com outros líderes da área. A profissional também faz mentorias e consultorias. É coautora do livro "Conversas com Mentes Brilhantes sobre Inteligência Emocional" e do segundo volume do "Mulheres nas Finanças – Edição Poder de uma História", que será lançado em 2025.

Roberta Rosenburg iniciou sua carreira como assistente administrativo na Siemens, onde permaneceu por 13 anos, e saiu como Head de Finanças de uma área de pós-venda para Latam. Após a Siemens, permaneceu por três anos na também empresa alemã Lewa. Também foi CFO da operação Brasil da Swissport; CFO Latam por três anos da sueca Husqvarna Group e na SKF Group por um ano e meio.

Possui formação em Administração de Empresas pela Universidade Fumec (Belo Horizonte/MG), especialização em Comércio Exterior pela UNA e Finanças Corporativas pelo IBMEC e curso de formação de conselhos pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.