O Google concordou em pagar aos editores alemães 3,2 milhões de euros por ano pela publicação de conteúdo de notícias, enquanto se aguarda uma decisão do escritório alemão de patentes (DPMA) sobre o assunto, segundo informa a Agência Reuters,
O gigante de busca chegou a um acordo com a Corint Media, uma organização guarda-chuva que representa os interesses de editoras alemãs e internacionais, incluindo Sat.1, ProSieben, RTL, Axel Springer e CNBC.
"Os pagamentos à Corint Media estão em linha com o que já acordámos com 470 publicações regionais e nacionais na Alemanha", disse o Google, apontando para os acordos de licenciamento existentes com publicações como Spiegel, Zeit e FAZ para a utilização de manchetes, excertos e miniaturas. .
A Corint Media, que inicialmente pediu um pagamento de 420 milhões de euros pela utilização de conteúdos noticiosos em 2022, disse esperar que a decisão do conselho de arbitragem da DPMA conduza a um "aumento significativo da remuneração a pagar pela Google".
"O quase monopolista Google dita os preços, então o caminho através dos tribunais é a única maneira de chegar a uma remuneração adequada pelo uso do conteúdo", disse a diretora-gerente da Corint, Christine Jury-Fischer.