A Motorola anunciou nesta terça-feira (12/11) que sua subsidiária, a MI Inc., fará uma oferta para adquirir o controle acionário da Vertex Standard, fabricante de soluções de rádios bidirecionais. O valor da proposta é de aproximadamente 12,3 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 108 milhões), o que representa um ágio superior a 38% em relação ao preço de fechamento das ações da Vertex na bolsa eletrônica japonesa Jasdaq no dia 2 de novembro. A fabricante americana se compromete a pagar 2.214 ienes (aproximadamente US$ 19,38) por ação ordinária da empresa.
Se for aceita a oferta, a Vertex passará por uma reestruturação e será criada uma joint venture, na qual a Motorola deterá 80% e a Tokogiken, empresa japonesa controlada por Jun Hasegawa, atual presidente e CEO da Vertex, ficará com 20% das ações. A diretoria da Vertex recomendou aos acionista aceitarem a oferta.
?A Motorola é a parceira estratégica perfeita para nosso negócio?, disse Hasegawa. ?A joint venture dará a Vertex acesso aos canais de distribuição globais da Motorola, representando uma grande oportunidade de crescimento. Também esperamos poder reduzir custos, devido à escala global e aos recursos da Motorola.?
Para Mark Moon, vice-presidente sênior de governo e empresas da Motorola, permitirá a oferta de um portfólio de produtos mais completo em todo o mundo. ?A transação melhorará nossa capacidade de atender às necessidades de nossos clientes de rádios bidirecionais em qualquer região.?
Com a conclusão do negócio, a Vertex deixará de ser listada na Jasdaq, mas a joint venture manterá o nome Vertex Standard e se tornará uma subsidiária da Motorola, com sede em Tóquio. A transação está sujeita às condições regulamentares e está prevista para ser finalizada no início de janeiro de 2008. Além disso, de acordo com a legislação japonesa, a Motorola deverá completar a transação dentro do prazo de 60 dias úteis após o início da oferta.