A desaceleração econômica mundial não deve resultar em investimentos inferiores das empresas de TI durante 2009. Ainda que de forma tímida, os orçamentos nessa área devem aumentar cerca de 3,36% no ano que vem, segundo dados preliminares do estudo Executive Programs (EXP) CIO, do Gartner, que ouviu até o momento 444 CIOs de empresas do mundo inteiro.
Do total de entrevistados, 48% apontaram que estão projetando um aumento no orçamento de TI para 2009, enquanto 52% pretendem manter ou reduzir os investimentos no ano que vem.
Segundo o vice-presidente sênior e chefe global de pesquisa do Gartner, Peter Sondergaard, a desaceleração econômica pode ser um momento ideal para as empresas realizarem projetos que merecem prioridade, devido ao seu impacto sobre o crescimento futuro.
"Embora estes resultados sejam preliminares, elas apóiam aquilo que temos observado durante o ano de 2008, que as empresas vêem o TI como uma forma de conduzir os custos fora dos negócios diante de um cenário econômico cada vez mais competitivo", afirmou.
Como o crescimento das empresas não é decrescente às mesmas taxas ao longo de todas as geografias, o estudo do Gartner aponta que os CIOs podem explorar assimetrias entre regiões e indústrias para encontrar novas oportunidades.
"Esta é uma grande oportunidade para as empresas localizadas na Ásia-Pacífico. Durante 2009, alguns países e regiões ainda devem crescer a taxas bastante aceleradas", disse Sondergaard, ressaltando que "uma saída para as empresas pode ser desviar recursos para as regiões do seu negócio principal, onde os seus escritórios regionais, clientes e fornecedores estão crescendo e não sofrendo impactos da crise."
- Aumento marginal