Esta deve ser uma semana decisiva para a Sun Microsystems, pois é quando o mercado saberá o que a empresa, que em tempos idos chegou a ser apontada como a única fabricante capaz de fazer frente a gigante IBM, fará para tentar sair da séria crise em que se encontra, segundo alguns analistas de mercado. Diante disso, esta semana a direção da companhia também estará sob forte pressão dos acionistas para que seja vendida, especialmente em razão da escassez de crédito no mercado.
A avaliação desses analistas é que a empresa poderá ser forçada a vender parte ou todos os seus ativos em razaão dos problemas financeiros que enfrenta e que se avolumam cada vez mais. Na realidade, a empresa vem enfrentando problemas desde o estouro da bolha da internet no início dos anos 2000. Para tal, a fabricante terá de enfrentar dois enormes desafios. Um deles é achar comprador neste clima econômico mundial horrível, e o outro seria separar as áreas de hardware, software e serviços, já que estão tão intimamente interligadas e separá-las poderia reduzir significativamente valor da empresa.
A Sun não diz nada sobre seus planos futuros e até agora sabe-se apenas que a Southeastern Asset Management, que no mês passado elevou a sua participação na empresa de 16,6% para 21%, não vê essas possibilidades com bons olhos. O porta-voz da companhia, Shawn Dainas, afirmou apenas que as discussões entre a empresa e os acionistas estão evoluindo, mas não quis dar mais detalhes, segundo informações do site The Deal.com, especializado em negócios na área de tecnologia.
De acordo com os analistas, um dos negócios que a Sun poderia vender com facilidade é a StorageTek, fabricante de sistemas de armazenamento de dados, comprada pela empresa em 2005 por US$ 4,1 bilhões de dólares. Mas ela descarta qualquer possibilidade de negociar a divisão MySQL, produtora de software de banco de dados de código aberto, comprada pela Sun por US$ 1 bilhão neste ano. A performance da MySQL ainda não justificou o preço pago, mas a empresa é vista como importante para os planos de crescimento da Sun.
- Desafios à vista