A Motorola pretende fazer a separação (spin-off) de suas divisões de fabricação de equipamentos de rede e de set-top boxes, segundo informaram pessoas próximas ao assunto ao New York Times. Calcula-se que o spin-off vá render entre US$ 4 bilhões e US$ 5 bilhões à empresa.
De acordo com as mesmas fontes, a negociação ainda está em fase inicial e por isso não pode ser comentada, mas a fabricante de celulares já entrou em contato com os fundos de investimento JP Morgan Chase, Centerview Partners e Goldman Sachs.
Em entrevista ao jornal americano, o analista de mercado Philip Cusick, da Macquarie Capital, disse acreditar que a Motorola não fará o spin-off enquanto seu negócio de aparelhos móveis não se estabilizar financeiramente. O que, segundo ele, só deve acorrer no segundo semestre de 2010.
A porta-voz da Motorola Jennifer Weyrauch-Erickson declarou ao The Wall Street Journal que a empresa não pretende comentar a separação, mas confirmou as intenção da fabricante de celulares de se dividir em duas empresas independentes. O jornal prevê que o spin-off acontecerá no início de 2011.
- Preparação para venda?