O sucesso de sua estratégia não depende, necessariamente, da quantidade de e-mails em sua lista, mas da qualidade dela, já que para obter as conversões desejadas é necessário que estes e-mails interajam em sua ação.
A taxa de abertura é um dos principais indicadores para medir a qualidade da estratégia adotada, já que em grande parte dos casos os e-mails não são abertos por ineficiência na abordagem ou por não chegarem ao destinatário devido às regras de spam dos provedores.
Separamos algumas dicas para ajudá-lo a planejar melhor sua estratégia e aumentar a taxa de abertura em suas ações e-mail marketing. Confira!
Determine a frequência para seus disparos
Você já considerou a importância de planejar horários e também a frequência dos envios? Cada uma destas definições contribui para alcançar um objetivo específico, mas todos são relevantes para o aumento da taxa de abertura.
Definir o horário, por exemplo, impacta diretamente nos resultados a curto prazo. Isto se deve ao fato de realizar os disparos em momentos que o usuário está mais propenso a ler o conteúdo que recebe em sua caixa de entrada. Já a frequência impacta a longo prazo. O motivo é que disparos excessivos irritam os clientes, ocasionando o pedido de descadastramento da lista (opt-out) e até mesmo o reporte do seu conteúdo como spam. O inverso também é prejudicial, já que você pode cair no esquecimento de sua audiência. Isto impacta diretamente na quantidade de e-mails em sua lista e, consequentemente, na abertura dos e-mails.
Crie assuntos atraentes
O assunto é um dos principais responsáveis pela abertura dos e-mails. Ele é o primeiro contato do seu público com o que pretende abordar e, caso não seja atraente o bastante, a probabilidade de ser encaminhado à lixeira antes da leitura é muito grande.
Teste diferentes assuntos e abordagens para identificar qual apresenta melhor performance. A criatividade pode ser um fator decisivo, por isto defina o posicionamento e objetivos de sua estratégia para desenvolver assuntos chamativos.
Evite palavras e expressões negativas para que seu e-mail não seja considerado spam
Seja no assunto ou no conteúdo, algumas palavras devem ser evitadas em suas ações de e-mail marketing. Muitos provedores fazem uma filtragem inicial para identificar palavras geralmente utilizadas por spammers. Conhecendo e evitando o uso dessas palavras, as chances da sua mensagem chegar à caixa de entrada do destinatário, são bem maiores. Para conhecer essas palavras, confira o nosso manual de palavras e expressões negativas.
Invista em recursos de personalização
Personalizar ajuda a humanizar sua comunicação com o cliente. Substitua o endereço de remetente genérico, como "contato@minhaempresa.com.br", por um contato personificado, como "joao@minhaempresa.com.br", além de estreitar a relação com o cliente, passa mais credibilidade e, consequentemente, favorece a abertura da mensagem. Outra estratégia de personalização muito positiva é inserir o nome do cliente no assunto. Exemplo; "Melissa, conheça nosso novo produto."
Não se esqueça que o sucesso de sua campanha depende da definição de objetivos, estratégia, conteúdo e da sua lista de e-mails, que deve prezar mais a qualidade que a quantidade (sempre!).
Vagner Pereira, coordenador de Marketing da Akna.