Com parte da sua infraestrutura de TI já virtualizada, a Ajinomoto do Brasil decide inovar ainda mais e complementar sua arquitetura tecnológica, além de torná-la mais flexível e estratégica aos negócios. Como uma empresa que avalia constantemente inovações do mercado, adotou a hiperconvergência para obter o equilíbrio perfeito entre sua infraestrutura de TI e os negócios.
Alguns fatores foram decisivos para a mudança, entre eles, a limitação de flexibilidade por parte de algumas soluções, a presença de hosts físicos fora do padrão, a diversidade nos licenciamentos, o que gerava algumas incompatibilidades no ambiente de TI, o alto custo para expansão da capacidade do ambiente virtual (servidores, storage e espaço no Datacenter), além da falta de visibilidade e previsibilidade do ambiente virtual anterior.
Para acelerar o tempo de resposta às necessidades de suas diferentes áreas, reduzindo ao mesmo tempo os custos operacionais, a Ajinomoto do Brasil optou por soluções de hiperconvergência como a Vmware vSphere, vSAN com Operations Manager e vCenter.
O objetivo inicial de implementação foi logo alcançado com a simplificação dos processos operacionais. "Após uma avaliação de mercado, optamos por uma integradora que nos acompanha há mais de sete anos, a OST. Com sua expertise nos auxiliou na implementação de um novo ambiente virtual baseado na tecnologia de hiperconvergência. Com este recurso, nós da Ajinomoto do Brasil, conseguimos atingir uma consolidação de hardware e storage em mais de 50%. Hoje contamos com a facilidade de expansão e escalabilidade de forma muita mais prática e previsível. Tivemos um 'salto de tecnologia' no nosso ambiente, que passou a ser muito mais simples de administrar", ressalta o diretor de TI da Ajinomoto, Alexandre Telles.
Com menor dependência de várias equipes, a Ajinomoto conseguiu agilizar processos, reduzir significativamente o tempo de execução. Com sua infraestrutura definida por software, a hiperconvergência permitiu simplificar as operações de TI, acelerando todo o processo ao executar na mesma plataforma, com gerenciamento unificado, as funções de computação, virtualização, rede e armazenamento.
"Com a diminuição do número de servidores físicos reduzimos o consumo de energia elétrica e otimizamos o espaço físico. Por ser uma solução muito mais robusta, o Dashboard consegue destacar os principais indicadores do ambiente, fator importante aos negócios. A interface de acesso é intuitiva e dinâmica, o que simplifica as atividades do dia a dia dos especialistas", acrescentou o diretor de TI da Ajinomoto.
"Nosso objetivo é sempre oferecer a melhor solução, experiência. É gratificante perceber que auxiliamos a Ajinomoto do Brasil a atingir suas metas, reduzir custos, otimizar processos e agilizar as operações. Estamos muito felizes com a experiência, e agora, construindo juntos novas metas da equipe de TI para levar suas operações ao próximo nível de excelência", finaliza o diretor de tecnologia da OST, Josiel Santos. Como próximos passos, a empresa planeja a expansão da solução para os ambientes que atendem os sistemas de chão de fábrica.