Ameaças cibernéticas crescem para pequenas empresas na América Latina

0

Com o aumento das interações digitais e a crescente digitalização, as pequenas empresas da América Latina estão cada vez mais vulneráveis a ameaças cibernéticas. Especialistas da Norton, uma marca líder em segurança cibernética e parte da Gen™, alertam que os criminosos sabem que os pequenos negócios geralmente não possuem uma infraestrutura de segurança necessária para se proteger contra ataques sofisticados e, por isso, os consideram alvos fáceis para golpes e fraudes.

De acordo com um levantamento da Gen, 90% dos ataques cibernéticos direcionados a pequenas empresas são fraudulentos e de malvertising. As ameaças mais perigosas também incluem o ransomware, que continua sendo um desafio significativo para os pequenos empreendedores. Entre os setores mais afetados estão o da saúde, o financeiro e o varejo, que lidam com grandes volumes de dados confidenciais, como informações pessoais, financeiras e de saúde.

"Os pequenos empreendedores são os mais vulneráveis, pois muitas vezes não têm os mesmos recursos de segurança que as grandes corporações", diz Iskander Sanchez-Rola, Diretor de Inovação na Norton. "O impacto de uma violação para as pequenas empresas pode ser catastrófico, levando a perdas financeiras significativas, danos à reputação e complicações jurídicas que podem ser difíceis de recuperar".

Iskander Sanchez-Rola esclarece que as pequenas empresas podem enfrentar não apenas ataques diretos, como o roubo de dados, mas também a exposição de suas credenciais na dark web, onde informações confidenciais, como nomes, números de cartão de crédito, e até mesmo dados de saúde dos clientes, podem ser vendidas para cibercriminosos, o que pode aumentar o risco de fraudes financeiras e roubo de identidade da empresa.

Ransomware: Um Perigo Imediato

Uma das ameaças mais graves para as pequenas empresas é o ransomware, usado pelos agentes mal-intencionados para sequestrar dados vitais da empresa e exigir um resgate para liberá-los. "Muitas vezes os dados podem ser recuperados sem custo, se a empresa tomar as medidas adequadas. Entretanto, a melhor defesa contra o ransomware é a prevenção. A conscientização contínua entre os funcionários sobre a segurança digital é essencial para proteger os dados de empresas e de clientes, pois a falta de conhecimento pode ser explorada por cibercriminosos", aponta Iskander Sanchez-Rola.

Uma pesquisa recente da Norton sobre o nível de conscientização de mexicanos e brasileiros em relação a fraudes online e crimes cibernéticos revelou descobertas significativas, especialmente com a aproximação da época de festas de fim de ano:

 

País

Usam VPN às vezes  

Usam VPN raramente

 

Nunca usam VPN

 

Sempre usam um navegador seguro

 

Nunca usam navegador seguro

México 29% 21% 17% 44% 2%
Brasil 24% 19% 28% 50% 3%

 

A falta de hábitos simples, como o uso de VPN e navegadores seguros, torna as pequenas empresas mais vulneráveis a cibercriminosos, expondo dados sensíveis como propriedade intelectual (patentes, designs e estratégias), informações financeiras, transações bancárias, registros contábeis e até mesmo credenciais de acesso, como nomes de usuário e senhas de funcionários.

Em resposta a essa crescente ameaça, a Norton lançou o Norton Small Business, uma solução projetada especificamente para pequenas empresas que buscam fortalecer sua segurança cibernética sem a necessidade de uma equipe de TI interna. A ferramenta robusta e fácil de implementar oferece proteção contínua para até 20 dispositivos, com recursos como monitoramento da dark web, backup na nuvem e segurança em tempo real contra vírus, malware e ransomware.

"A cibersegurança nunca foi tão crítica para as pequenas empresas. Elas precisam de soluções simples, acessíveis e eficazes para se proteger contra as ameaças cibernéticas em constante evolução", destaca Iskander Sanchez-Rola. "Com o lançamento do Norton Small Business, estamos oferecendo aos pequenos empreendedores as ferramentas necessárias, para garantir que os dados de negócio e de seus clientes, estejam seguros contra ações de agentes mal-intencionados. Nossa missão é empoderar os empreendedores a focarem no crescimento de seus negócios, com a confiança de que sua infraestrutura digital está protegida", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.