É cada vez mais difícil assegurar a identidade dos usuários na internet. As estratégias utilizadas para fraudes de identidade são variadas, podendo ser desde adulterações de documentos, uso de fotos estáticas, máscaras 2D ou 3D, até deepfakes. Para garantir a segurança dos seus clientes e a sustentabilidade de seus negócios, as empresas precisam investir em gestão de identidade digital, com soluções eficientes para verificações cadastrais, documentais e biométricas.
O cenário é desafiador. De acordo com a Liminal, apenas 30% das companhias possuem uma estratégia de identidade definida. Das empresas que atuam nesse sentido, a mesma consultoria apurou que quase metade (48%) utiliza mais de quatro fornecedores de identidade digital.
A análise mostra que há a necessidade de conscientização a respeito da importância da adoção de etapas de verificação e que também existe uma fragmentação do mercado. A combinação de múltiplas soluções para cada etapa da jornada, disposição que tem sido adotada por muitas companhias, traz consequências negativas para empresas e consumidores.
Não possuir uma gestão integrada impede a visualização completa do fluxo, dificulta a gestão e impacta a experiência do usuário. Além de aumentar os custos e esforços de desenvolvimento, gera silos de dados entre áreas de negócios.
Um exemplo prático é a possibilidade de reutilização de dados nas instituições financeiras. Se as informações são centralizadas desde o onboarding, são evitadas fricções desnecessárias em operações, como transações financeiras, solicitações de empréstimos e de crédito. Essa mesma linha de pensamento pode ser aplicada em outros segmentos e para qualquer processo que necessite confirmar novamente que o cliente é realmente quem diz ser, como logins e atualizações cadastrais.
Para contribuir com a resolução desse problema e tornar o setor menos fragmentado, na idwall criamos um ecossistema de identidade que reúne stacks antifraude em uma só plataforma. Com uma redução de custos operacionais em até 50%, é possível incluir diversos fornecedores e camadas de redundância em um espaço que integra soluções e ferramentas variadas de forma customizada, com automação de decisões e praticidade no gerenciamento. Entendemos esse movimento como uma necessidade e uma tendência no mercado de tecnologias de identidade digital.
Danilo Barsotti, CTO da idwall.