As tecnologias, quando colocadas à prova no esporte, são um verdadeiro teste para as inovações tecnológicas e podem revolucionar o mundo dos negócios. A NFL, que esteve pela primeira vez no Brasil em setembro deste ano para a partida entre os times Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, na Neo Química Arena, mostrou como dados data-driven podem transformar estratégias em campo.
Através do programa Next Gen Stats, sensores RFID localizados nas ombreiras dos jogadores capturam dados em tempo real com uma precisão de 15 centímetros. Essas informações se tornam métricas detalhadas e informações estratégicas valiosas para a equipe técnica, permitindo ajustes rápidos no plano de jogo e o acompanhamento detalhado de cada jogador.
Assim como os treinadores da NFL usam o RFID para tomar decisões rápidas e estratégicas baseadas em dados, líderes empresariais estão adotando essa abordagem data-driven para otimizar seus processos e ganhar vantagem competitiva. As pesquisas de tendências de mercado têm mostrado cada vez mais o impacto da tecnologia nos negócios, revelando que 88% dos líderes industriais na América Latina priorizam a transformação digital, e 58% acreditam que a inteligência artificial será um motor de crescimento até 2029, segundo uma pesquisa de Estudo de Visão para Manufatura de 2024 da Zebra Technologies.
Esse cenário destaca como a tecnologia tem desempenhado um papel central na aceleração da transformação digital das empresas, permitindo que elas monitorem, antecipem e otimizem seus fluxos de trabalho não só através do RFID, mas também com softwares, robótica e automações, garantindo que todos os ativos e processos estejam visíveis, conectados e otimizados. Isso permite que as empresas implementem estratégias mais ágeis e obtenham uma vantagem competitiva significativa no mercado.
Entre as diversas soluções tecnológicas disponíveis no mercado, o RFID continua sendo a escolha principal para impulsionar a transformação digital das empresas que buscam rastrear mercadorias, controlar estoques e otimizar suas cadeias de suprimentos. No varejo, por exemplo, essa tecnologia está melhorando o controle de estoques e reduzindo perdas, enquanto na logística, permite o rastreamento preciso de mercadorias em toda a cadeia de suprimentos. Todo esse trabalho de garantir que todos os ativos estejam sempre visíveis e conectados são fundamentais para otimizar operações, reduzir custos e aumentar a satisfação dos clientes.
Vanderlei Ferreira, CEO da Zebra Technologies Brasil.