O Itaú Unibanco anuncia experiência aprimorada em seu superapp para quem já é correntista do banco na pessoa física e deseja abrir uma conta jurídica, parte de sua agenda contínua de inovação com foco nas necessidades de seus clientes.
Com a nova jornada, é possível abrir uma nova conta PJ diretamente no superapp para pessoa física de forma muito mais simples, com a conclusão de todo o processo em apenas 4 minutos. Além da facilidade – que ajuda o empreendedor a economizar tempo desde seu primeiro momento com o banco – a nova jornada também valoriza e reconhece o relacionamento do cliente como um todo, entregando benefícios em todas as pontas.
O processo de abertura de conta ocorre no ambiente logado do Itaú, o que permite que os clientes tenham seus dados cadastrais reconhecidos e autenticados pelo superapp para pessoa física do banco, sem a necessidade de digitar nenhuma informação adicional. Além disso, a conta já pode ser acessada assim que a jornada é finalizada, tanto pelo aplicativo quanto pelo Itaú Empresas na internet.
"Por meio da inteligência de dados, conseguimos agilizar toda a jornada de abertura de conta PJ e entregar mais valor aos nossos clientes, eliminando etapas de cadastro para que ele tenha acesso às soluções financeiras do Itaú de forma mais completa – com a mesma linguagem, usabilidade e nível de experiência que ele já conhece e está acostumado como pessoa física. Reconhecemos seu relacionamento conosco como um todo, valorizando e entregando benefícios por essa relação na pessoa física. Sabemos que o tempo é um ativo muito importante e escasso para os empreendedores; por isso, estamos sempre focados em oferecer soluções que facilitem o dia a dia deles, desde o momento zero de sua jornada conosco", explica Renato Mansur, diretor de Shared Experience para PMEs do Itaú Unibanco.
Aplicada desde junho deste ano, a integração já aumentou a conversão de clientes pessoa física para jurídica em 30 pontos percentuais. "Costumo dizer que nem todo cliente pessoa física tem um negócio, mas todo cliente pessoa jurídica tem um CPF. Trabalhamos para fidelizar os nossos clientes, com soluções atrativas que engajam quem já tem relacionamento conosco. Com a evolução, geramos valor com simplicidade, visando descomplicar tarefas. Por isso, queremos garantir uma sinergia total de experiência entre os aplicativos PF e PJ", afirma o executivo.
Outra evolução desta visão integrada é a oferta de benefícios para clientes que possuem relacionamento com o banco tanto na pessoa física quanto na jurídica. Clientes Itaú Personnalité que estão nos níveis 4 e 5 do programa de relacionamento Minhas Vantagens possuem isenção na mensalidade do pacote de serviços¹ da conta empresarial; além disso, ter uma conta PJ também acumula passos para a evolução no programa na pessoa física (válido para Itaú Personnalité e Itaú Uniclass). O Minhas Vantagens é um programa gratuito que oferece um conjunto de benefícios e condições especiais de acordo com o relacionamento do cliente com o Itaú Unibanco, disponíveis aos correntistas que optarem por participar.
A nova jornada de abertura de conta é válida para empresas que tenham um único sócio. Para ter acesso ao fluxo, o cliente precisa logar no aplicativo Itaú, clicar no ícone "Produtos" na barra inferior principal, e na sessão "Outras Praticidades", escolher "Abra uma conta PJ".
Aplicativo Itaú Empresas
As novidades seguem a esteira de evoluções do aplicativo para celular do Itaú Empresas, com novas funcionalidades usando como base o conceito do Itaú Design Language (IDL) – padrão de experiência desenvolvido com e para o cliente que conta com princípios que norteiam os canais físicos e digitais do banco, garantindo uma interação intuitiva, confiável e relevante, além da aplicação intensa de dados para otimizar a vida do empreendedor.
A economia de tempo nos acessos norteou as mudanças mais significativas do aplicativo, com destaque para a tela inicial, que traz 80% das funções mais utilizadas no dia a dia pelo cliente a um clique de distância – como Pix, demais pagamentos e cobranças. Nas principais funções realizadas pelos clientes pessoa jurídica houve diminuição de 50% no tempo – um exemplo é a jornada de 'receber boletos', que foi otimizada para trazer eficiência nas tarefas do dia a dia dos usuários.