Atualmente, os gerentes de data centers estão diante de dois objetivos conflitantes: atender às expectativas de usuários cada vez mais exigentes e, ao mesmo tempo, buscar a redução dos custos com infra-estrutura e aumentar o desempenho. Esta foi a conclusão do estudo intitulado "State of the Data Center" publicado pela Symantec, fornecedora de software de segurança.
De acordo com o estudo, o Brasil aparece como o país mais otimista das Américas em relação ao aumento de investimentos em data center, em que 73% dos entrevistados afirmaram que aumentarão a aplicação de recursos nesses ambientes neste ano.
A pesquisa também revela que a formação de equipes de data centers continua sendo um problema, enquanto servidores e armazenamento continuam a ser subutilizados e os planos de recuperação de desastre estão desatualizados. Além disso, constatou que, embora as empresas estejam adotando iniciativas de data centers "verdes", estão fazendo isso principalmente com o objetivo de redução de custos.
"A atenção das empresas se voltou para iniciativas que impulsionem a redução imediata de custos, em vez de programas que aumentem o retorno sobre investimento no longo prazo", afirmou Rob Soderbery, vice-presidente sênior do grupo de gerenciamento de armazenamento e disponibilidade da Symantec.
O executivo frisou que o armazenamento (storage) tem sido o foco primário dessas iniciativas, já que a demanda por capacidade continua a aumentar, independentemente dos desafios econômicos.
Dessa forma, segundo Soderbery, os gerentes de data centers estão sendo obrigaddos a fazer mais com menos. No Brasil, 62% dos gerentes entrevistados disseram que está mais difícil e caro ou muito difícil e caro atender as expectativas das organizações em relação ao nível dos serviços.
Com isso, o principal objetivo para este ano, segundo eles, é melhorar o nível dos serviços – resposta de 33% dos entrevistados –, seguido por melhorar a velocidade da resposta (22%). A redução dos custos ficou com 14% das citações.
Segundo o relatório, as principais iniciativas que as empresas estão adotando para "fazer mais com menos" incluem automação de tarefas de rotina (mencionado por 42% dos entrevistados), treinamento multidisciplinar da equipe (com 40% da respostas) e redução da complexidade do data center (com 35%).
A pesquisa também apontou que o preenchimento de vagas continua a ser um problema de âmbito mundial, sendo que 36% relataram sofrer com a falta de pessoal, enquanto somente 4% declaram dispor de excedente de funcionários. Além disso, 43% disseram que encontrar candidatos qualificados é uma grande dificuldade.
Para o estudo, a Symantec ouviu 1,6 mil gerentes, diretores, e vice-presidentes de data centers de empresas com 5 mil funcionários ou mais, localizadas em 21 países de todos os continentes. No Brasil foram entrevistados executivos de 49 empresas.
- Mais com menos