As vendas dos canais de TI (varejistas, distribuidores e atacadistas) em 2009 superaram amplamente as expectativas projetadas para o ano. De acordo com a pesquisa "Expectativas Comerciais do Canal de TI", realizada em dezembro pela Marco Consultora, consultoria especializada no desenvolvimento e implantação de serviços de marketing sob medida, 90% do total de canais de vendas no Brasil consultados disseram ter crescido em relação a 2008. Em dezembro daquele ano, apenas 41% deles acreditavam no crescimento.
A pesquisa, que está na quinta edição, foi realizada simultaneamente no Brasil, Argentina, Chile e México. Nos quatro países, diferentes percentuais de canais mencionaram ter crescido no ano passado frente a 2008. O país com menor crescimento foi o México, onde apenas 29% dos canais de TI disseram ter aumentado as vendas, seguido por Argentina, com 45%, Chile, com 56%, e o Brasil com a maior fatia de crescimento.
O levantamento constatou também que, em relação às expectativas de vendas para este ano, os canais brasileiros mostram forte otimismo, 82% esperam aumentar as vendas. Nos demais países pesquisados, o Chile é o que apresenta a mais alta expectativa, 95% acreditam que as vendas subirão, seguido por Argentina, com 52%, e o México, com uma expectativa bem abaixo dos demais, apenas 25% crê na elevação das vendas. "Neste aspecto, mais uma vez o México, com sua forte dependência da economia americana, teve os piores resultados", diz Edson Barbero, gerente de Business Intelligence da Marco Consultora e coordenador da pesquisa.
Produtos mais vendidos em 2010
A pesquisa também perguntou aos canais qual produto esperam comercializar mais em 2010. Dos 102 canais brasileiros consultados, 45 disseram o notebook, 29 o smartphone, 21 o telefone celular, e netbook e desktop 5 canais para cada produto. "Provavelmente isso não indica que, em volume, teremos mais computadores portáteis comercializados que celulares. Tende a significar, contudo, a enorme demanda latente por notebooks, produto que se popularizará ainda mais em 2010", avalia Barbero.
O coordenador da pesquisa comenta que a presença do smartphone em segundo lugar foi uma surpresa. "Possivelmente, também esses resultados signifiquem a forte ênfase que se tem dado hoje em dia para um estilo de trabalho flexível em que o profissional poder estar conectado em qualquer lugar. Outra surpresa da pesquisa foi a baixa expectativa de vendas de netbooks. "Ainda há desconfiança do consumidor mais leigo sobre a efetividade dessas máquinas. Acreditamos, contudo, que esse produto será muito vendido no futuro próximo", diz Barbero.
Nos outros países pesquisados, a preferência pelo notebook permanece. No Chile e no México aparece em primeiro lugar na expectativa de vendas do canal; enquanto na Argentina está em segundo lugar, ficando em primeiro neste país os celulares. No Chile e no México, os netbooks surgem em segundo lugar, seguidos pelo celular e smartphone no Chile e, no México, pelo smartphone, desktop e celular. Já na Argentina, o netbook aparece em terceiro lugar atrás do smartphone.
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