Vendas de canais de TI superam expectativas em 2009

0

As vendas dos canais de TI (varejistas, distribuidores e atacadistas) em 2009 superaram amplamente as expectativas projetadas para o ano. De acordo com a pesquisa "Expectativas Comerciais do Canal de TI", realizada em dezembro pela Marco Consultora, consultoria especializada no desenvolvimento e implantação de serviços de marketing sob medida, 90% do total de canais de vendas no Brasil consultados disseram ter crescido em relação a 2008. Em dezembro daquele ano, apenas 41% deles acreditavam no crescimento.
A pesquisa, que está na quinta edição, foi realizada simultaneamente no Brasil, Argentina, Chile e México. Nos quatro países, diferentes percentuais de canais mencionaram ter crescido no ano passado frente a 2008. O país com menor crescimento foi o México, onde apenas 29% dos canais de TI disseram ter aumentado as vendas, seguido por Argentina, com 45%, Chile, com 56%, e o Brasil com a maior fatia de crescimento.
O levantamento constatou também que, em relação às expectativas de vendas para este ano, os canais brasileiros mostram forte otimismo, 82% esperam aumentar as vendas. Nos demais países pesquisados, o Chile é o que apresenta a mais alta expectativa, 95% acreditam que as vendas subirão, seguido por Argentina, com 52%, e o México, com uma expectativa bem abaixo dos demais, apenas 25% crê na elevação das vendas. "Neste aspecto, mais uma vez o México, com sua forte dependência da economia americana, teve os piores resultados", diz Edson Barbero, gerente de Business Intelligence da Marco Consultora e coordenador da pesquisa.
Produtos mais vendidos em 2010
A pesquisa também perguntou aos canais qual produto esperam comercializar mais em 2010. Dos 102 canais brasileiros consultados, 45 disseram o notebook, 29 o smartphone, 21 o telefone celular, e netbook e desktop 5 canais para cada produto. "Provavelmente isso não indica que, em volume, teremos mais computadores portáteis comercializados que celulares. Tende a significar, contudo, a enorme demanda latente por notebooks, produto que se popularizará ainda mais em 2010", avalia Barbero.
O coordenador da pesquisa comenta que a presença do smartphone em segundo lugar foi uma surpresa. "Possivelmente, também esses resultados signifiquem a forte ênfase que se tem dado hoje em dia para um estilo de trabalho flexível em que o profissional poder estar conectado em qualquer lugar. Outra surpresa da pesquisa foi a baixa expectativa de vendas de netbooks. "Ainda há desconfiança do consumidor mais leigo sobre a efetividade dessas máquinas. Acreditamos, contudo, que esse produto será muito vendido no futuro próximo", diz Barbero.
Nos outros países pesquisados, a preferência pelo notebook permanece. No Chile e no México aparece em primeiro lugar na expectativa de vendas do canal; enquanto na Argentina está em segundo lugar, ficando em primeiro neste país os celulares. No Chile e no México, os netbooks surgem em segundo lugar, seguidos pelo celular e smartphone no Chile e, no México, pelo smartphone, desktop e celular. Já na Argentina, o netbook aparece em terceiro lugar atrás do smartphone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.