As vendas mundiais de PCs cresceram mais de 13% no ano passado. Estudo do Gartner aponta que a indústria de computadores pessoais registrou avanço de 13,8%, com a comercialização de 350,9 milhões de equipamentos. Já levantamento da IDC indica que as vendas ficaram em 346,2 milhões de PCs em 2010, alta de 13,6% na comparação com 2009.
As duas consultorias detectaram que no quarto trimestre
houve uma expansão modesta do mercado, que ficou aquém das estimativas. O Gartner afirma que a remessa de PCs cresceu 3,1%, para 93,5 milhões de unidades, sendo que a estimava inicial era de aumento de 4,8% para o período.
Já IDC aponta que as vendas totalizaram 92,1 milhões de PCs nos últimos três meses do ano passado, alta de 2,7% ante o mesmo período de 2009, mas bem abaixo da projeção inicial de 5,5% de crescimento.
No estudo do Gartner a Acer ficou no segundo lugar em volume de vendas, enquanto na análise da IDC esta posição é ocupada pela Dell. Mas o restante do ranking é o mesmo para ambas, com a liderança da HP e a Lenovo na quarta e a Toshiba na quinta colocação.
- Expansão