Por que o Brasil é o 4° maior alvo de ataques ransomware do mundo?

0

Em um relatório publicado pela Sonicwall, no primeiro semestre de 2023, constatou-se que o Brasil é o 4° maior alvo de ataques ransomware em todo o mundo, ficando atrás somente dos EUA, Reino Unido e Espanha.

Para Thiago Marques, diretor de cibersegurança da Add Value, esse dado ainda está muito interligado a pandemia da COVID-19, que segundo o especialista, teria afetado o país por ainda não ter a cultura do trabalho remoto, que com isso expos muito mais as empresas. Além disso, ele pontua que embora o Brasil seja o 4° maior alvo, está muito longe de ser o 4° país a mais investir em cibersegurança, e essa falta de investimento explicaria, também, esse alto volume de ataques.

Marques destaca que mesmo que muito dos atacantes tenham evoluído em seus modelos, o básico ainda afeta muito as empresas, sendo o e-mail um forte meio de entrada para os hackers. Outro meio de entrada que foi amplamente utilizado foi o roubo de credenciais, facilitando muito o acesso dos cibercriminosos aos sistemas das empresas.

Confira a entrevista completa

Em entrevista exclusiva a TI Inside, Thiago Marques, diretor de cibersegurança da Add Value, comenta a respeito do ransomware, sua evolução, e o que fez o Brasil ser o 4° maior alvo desses ataques do mundo. Confira:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.