Quanto maior for o entendimento de executivos C-Level sobre a natureza e o papel da rede, melhores serão os resultados nos negócios. Isso ocorre porque uma rede segura e ágil ajuda as empresas a atingirem as metas estratégicas dos negócios.
Vejo esse tipo de rede como um caminho que leva à transformação digital. Uma via que vai da nuvem até a borda, onde as pessoas, seus dispositivos e a Internet das Coisas se conectam à rede. Essa conectividade de borda fornece acesso comercial a dados e computação de borda distribuída para obtenção de resultados em tempo real quando comparada a configurações de rede tradicionais, nas quais os dados são canalizados primeiro por meio de um data center central.
Os dados impulsionam a inovação e inovar é o que as empresas precisam para se manterem competitivas. Mas o acesso mais imediato aos dados e o processamento de borda não são as únicas vantagens da transformação digital. Estamos todos cientes da crescente pressão sobre as empresas para acelerar a transformação, para que possam entregar rapidamente, inovar constantemente e fazer isso de forma sustentável e segura. As empresas tentam buscar novos fluxos de receita, integrar a sustentabilidade em suas operações, criar experiências personalizadas baseadas em dados, permitir jornadas de cliente omnichannel profundamente imersivas e muito mais. Tudo dentro de orçamentos e prazos mais apertados.
Para atender e superar essas necessidades, a solução é clara. Navegações seguras e rápidas pela transformação digital só são possíveis se as empresas seguirem o caminho certo: investir na infraestrutura de rede certa. Um conselho sólido na teoria, mas há uma desconexão na prática, de acordo com informações de uma pesquisa deste ano encomendada pela HPE Aruba Networking à Sapio Research com 200 tomadores de decisão não-técnicos de empresas globais com mais de 500 funcionários.
Os resultados foram surpreendentes: um em cada quatro entrevistados tem apenas uma compreensão funcional ou limitada do verdadeiro potencial da rede corporativa. E isso pode ter sérias consequências para as metas de transformação digital de uma empresa.
Em minha opinião, podemos agrupar as necessidades de negócios atuais em duas categorias gerais. A pesquisa oferece insights sobre o nível de importância que os líderes empresariais atribuem à rede ao tentar atender a essas necessidades, destacando que esse nível deve ser elevado.
Necessidade 1: Atender às demandas cada vez mais sofisticadas de clientes e funcionários
Impressionantes 93% concordam que seus negócios exigem mais tecnologia neste pós-pandemia, e as razões são inúmeras. Por um lado, os clientes querem mais integração entre experiências offline e online. Eles querem imediatismo e conveniência em suas transações e interações, além de ofertas sob medida. Os funcionários esperam que a tecnologia que usam ajude a não atrapalhar a entrega das demandas dos clientes, ao mesmo tempo em que melhoram sua própria experiência no local de trabalho. Em ambos os casos, as ferramentas necessárias – para explorar dados para compromissos personalizados, conduzir jornadas híbridas mais simplificadas, oferecer opções e personalização aos usuários, capacitar a equipe para entregar – são lideradas pela tecnologia. Isso significa que haverá mais tráfego de rede e mais tensão nas redes tradicionais.
Um pouco mais de 70% dos entrevistados também expressaram preocupação sobre a capacidade de sua organização acompanhar os requisitos tecnológicos mais recentes, com quase um terço (32%) antecipando uma transformação digital moderada, na melhor das hipóteses, este ano. E isso não é um bom presságio. Se redes sobrecarregadas cederem sob pressão, as empresas provavelmente sofrerão interrupções ou inatividade em aplicações críticas usadas pela equipe, o que interrompe a continuidade e a produtividade dos negócios – frustrando ou alienando clientes e funcionários.
O valor da rede como um ativo impulsionador de negócios que pode conduzir uma transformação efetiva deve ser mais bem estabelecido com urgência. Considerando que apenas um quarto dos entrevistados planeja aumentar o orçamento para a infraestrutura de rede em 2023.
Necessidade 2: Fortalecer a segurança enquanto se impulsiona a inovação lucrativa
Embora 81% dos entrevistados reconheçam que altos níveis de transformação digital e inovação definirão o sucesso neste ano, mais da metade (53%) permanece incerta sobre a capacidade da rede de oferecer suporte à inovação, sem mencionar como ela pode fornecer uma base sólida para estratégias de defesa cibernética. E claro, é necessário articular qual tipo de rede é o ideal para ajudar uma empresa a alcançar seus objetivos.
O acesso a dados em tempo real possibilitado por uma rede ágil ajuda as empresas a melhorar sua performance de várias maneiras após uma análise eficaz. Por exemplo, vejo dados ajudando empresas a fortalecer a inovação em torno de iniciativas de sustentabilidade para obter uma infraestrutura de TI mais eficiente em termos de energia e, ao mesmo tempo, melhor gerenciar o uso de recursos baseados em carbono. Enquanto isso, para 50% dos entrevistados, o acesso aos dados é visto como fundamental para desbloquear novos fluxos de receita no próximo ano.
A inovação também exige que a equipe seja liberada de tarefas que podem ser facilmente automatizadas ou terceirizadas, dando-lhes tempo para aproveitar a tecnologia emergente de maneira proativa, agregando valor aos negócios. Se o seu departamento de TI fosse suportado por automação baseada em IA, considere como isso reduziria drasticamente o tempo gasto na localização e correção de problemas. Se esse nível de suporte técnico automatizado estivesse à disposição de todos os departamentos, imagine a criatividade que isso poderia despertar em toda a equipe.
Além da equipe de TI, a tecnologia e a digitalização aprimorada são essenciais para que todos os funcionários possam realizar seu trabalho, de acordo com 71% dos líderes empresariais. No entanto, mais de 60% dos entrevistados não estavam cientes do vínculo entre a rede e a produtividade da equipe e não tinham clareza sobre a aplicação prática de, digamos, simplificar as operações em uma rede que estende a borda até a nuvem para diminuir o tempo de inatividade da tecnologia e aumentar a produtividade da equipe.
O fim da linha?
Inúmeras necessidades estão agrupadas nas duas áreas que descrevi, mas todas apontam para uma questão em alta descoberta pela pesquisa. A transformação digital está em risco se o vínculo entre as iniciativas de negócios e uma rede moderna não for estabelecido além do departamento de TI.
Os líderes devem ser capazes de contar com a experiência de suas equipes de TI e fornecedores terceirizados confiáveis para obter insights sobre como e onde aproveitar a rede para se manter competitivamente à frente da curva.
Larry Lunetta, VP de Marketing de Soluções WLAN e Segurança na HPE Aruba Networking.