A Internet Security Systems (ISS), fornecedora de soluções de proteção da informação, alerta seus usuários para o crescimento da descoberta de vulnerabilidades neste ano. No ano passado, a equipe de especialistas da empresa, o X-Force, descobriu 5.195 vulnerabilidades, e a expectativa é que este número salte para mais de 6 mil até o fim de dezembro.
Outro perigo iminente é o crescimento do roubo de identidades eletrônicas. Segundo o X-Force, mais de 55 milhões de identidades foram saqueadas em 2005, número deve crescer ainda mais neste ano. ?O usuário deve revelar as suas informações apenas às fontes confiáveis. É preciso atenção redobrada, pois os golpes ficam mais sofisticados a cada dia?, disse o presidente da empresa, Rogério Morais.
Segundo o executivo, para as empresas, é importante a adoção de soluções de segurança preventiva, pois a exposição de dados pessoais e bancários de clientes podem causar danos irreversíveis à imagem e ao negócio das companhias. ?Corporações de outros países já são acionadas judicialmente por este tipo de erro, é preciso ficar atento, pois os hackers brasileiros estão entre os mais preparados do mundo?, finalizou.
O X-Force destaca também que as motivações financeiras serão o principal foco dos hackers em 2006 e que usuários devem ficar atentos para as atualizações de seus sistemas e soluções, pois os ataques têm sido deflagrados muito próximos à descoberta das vulnerabilidades. Por exemplo, o worm Zotob demorou apenas seis dias para ser criado, após o anúncio da falha do Windows Plug and Play, em agosto do ano passado.