Pesquisa realizada pela Accenture, consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, revela que os executivos das indústrias de telecom e comunicações estão confiantes que a tecnologia IPTV trará lucros nos próximos três anos. De acordo com o levantamento, 60% dos entrevistados acreditam que essa solução trará resultados efetivos dentro desse período. Para realizar a pesquisa, a Accenture consultou 350 executivos em 46 países, incluindo os continentes europeu, asiático, norte e sul-americanos.
O estudo verificou, porém, que 52% dos entrevistados não estão convictos que a tecnologia IPTV poderá proporcionar retorno efetivo em um prazo menor que 12 meses. Já com relação às opiniões sobre as principais fontes de receitas para IPTV, o levantamento revela que 46% das empresas de telecom acreditam que o lucro virá de publicidade. Por outro lado, 74% das operadoras de cabo entendem que a assinatura da tecnologia será a principal origem das receitas.
Para Petronio Nogueira, sócio-diretor para a área de comunicação e tecnologia da Accenture, esse resultado é reflexo das incertezas das companhias sobre como os dados serão entregues e sobre quanto os clientes estarão dispostos a pagar pelas informações. ?O desafio está em criar uma nova experiência para os usuários e anunciantes, de forma a estimulá-los a pagar mais pelos serviços.?
De acordo com o consultor, o fenômeno de IPTV deve ser visto sob dois ângulos distintos. ?Em uma visão de longo prazo, as empresas que desejam investir em IPTV devem assimilar mudanças drásticas no modo como deverão tratar dados e conteúdo. Já no curto prazo, elas devem se adaptar rapidamente às necessidades dos clientes e ultrapassar as barreiras tecnológicas existentes para adotar a solução?.
Outros pontos levantados pelos executivos consultados têm relação com os obstáculos encontrados para a adoção efetiva de IPTV. Um quarto dos entrevistados revela que a infra-estrutura é um problema para implementar a tecnologia. Entretanto, os mesmos 25% acreditam que essa questão deve ser resolvida dentro dos próximos três anos. Outro tópico indicado por 19% dos entrevistados são os possíveis custos com assinaturas.
Quando questionados sobre quais ramos de atividades terão mais lucros com IPTV, 87% apontaram os provedores de conteúdo como os principais beneficiados. Mais de dois terços (69%) informaram que mídias de transmissão tradicionais terão os menores ganhos ? uma visão compartilhada por ambos os ramos de atividade consultados.