Assembléia Legislativa de SP investe R$ 1,5 milhão em fábrica de software

0

O aumento das solicitações de mudanças e novas funcionalidades no Sistema de Processo Legislativo, principal sistema da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, fez com que a área de tecnologia da informação percebesse a necessidade de contratar uma fábrica de software.

Para a criação de uma metodologia, gestão das demandas, de mudança dos sistemas e a auditoria dos serviços prestados por empresas terceirizadas, a Assembléia Legislativa contratou a Prodesp, companhia de processamento de dados do governo de São Paulo. O projeto foi concretizado com a contratação de serviços e a aquisição de um pacote de soluções da Borland.

Ao todo, foi investido no projeto R$ 1,5 milhão, distribuído na aquisição de hardware, software e serviços de consultoria e treinamento. Na área de software, a Assembléia adquiriu as soluções Caliber DefineIT e Borland CaliberRM, produtos para definição e gestão de requisitos. Para a gestão e configuração de mudança e arquitetura de sistemas, comprou as licenças dos produtos Borland StarTeam e Borland Together.

O projeto envolveu os sistemas de processo legislativo, recursos humanos e o portal da Assembléia Legislativa. Conforme conta o diretor do departamento de informática da instituição, Roberto Sturm, o desafio era aumentar a qualidade e a produtividade em todo o ciclo de desenvolvimento de sistemas complexos e com alto volume de informações armazenadas. A tarefa exigiu um trabalho de consultoria, envolvendo as equipes de serviços da Borland e da Prodesp, responsáveis pela customização das soluções, definição de processos e capacitação dos técnicos.

"O uso de uma metodologia nos permitirá ter um entendimento mais claro das demandas e melhorar o relacionamento entre as equipes de desenvolvimento e os usuários, em decorrência da gestão dos requisitos. Além disso, a implementação das soluções proporcionará o controle de todo o ciclo de desenvolvimento de software e a ampliação da capacidade de entrega com mais eficiência e qualidade. Antes, os profissionais de TI da Assembléia Legislativa atendiam às demandas sem documentação adequada e sem o total conhecimento dos impactos que elas poderiam causar", diz Sturm.

Com o CaliberRM, voltado à colaboração, análise de impacto e comunicação durante todo o ciclo de desenvolvimento do software, o usuário precisa aprovar eletronicamente o que foi requisitado à área de TI. "Dessa forma, o relacionamento torna-se mais colaborativo, reduzindo o retrabalho na construção de um aplicativo", observa Sturm. "Recentemente, houve uma reforma na legislação e a equipe de TI realizou rapidamente as mudanças no Sistema de Processo Legislativo. Foi a primeira vez que utilizamos o Caliber para a definição e gestão dos requisitos. Todas as modificações foram concluídas com sucesso em apenas duas semanas. É um prazo recorde, dado o grande volume de informações que foram tratadas em um período tão curto", completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.