O aumento das solicitações de mudanças e novas funcionalidades no Sistema de Processo Legislativo, principal sistema da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, fez com que a área de tecnologia da informação percebesse a necessidade de contratar uma fábrica de software.
Para a criação de uma metodologia, gestão das demandas, de mudança dos sistemas e a auditoria dos serviços prestados por empresas terceirizadas, a Assembléia Legislativa contratou a Prodesp, companhia de processamento de dados do governo de São Paulo. O projeto foi concretizado com a contratação de serviços e a aquisição de um pacote de soluções da Borland.
Ao todo, foi investido no projeto R$ 1,5 milhão, distribuído na aquisição de hardware, software e serviços de consultoria e treinamento. Na área de software, a Assembléia adquiriu as soluções Caliber DefineIT e Borland CaliberRM, produtos para definição e gestão de requisitos. Para a gestão e configuração de mudança e arquitetura de sistemas, comprou as licenças dos produtos Borland StarTeam e Borland Together.
O projeto envolveu os sistemas de processo legislativo, recursos humanos e o portal da Assembléia Legislativa. Conforme conta o diretor do departamento de informática da instituição, Roberto Sturm, o desafio era aumentar a qualidade e a produtividade em todo o ciclo de desenvolvimento de sistemas complexos e com alto volume de informações armazenadas. A tarefa exigiu um trabalho de consultoria, envolvendo as equipes de serviços da Borland e da Prodesp, responsáveis pela customização das soluções, definição de processos e capacitação dos técnicos.
"O uso de uma metodologia nos permitirá ter um entendimento mais claro das demandas e melhorar o relacionamento entre as equipes de desenvolvimento e os usuários, em decorrência da gestão dos requisitos. Além disso, a implementação das soluções proporcionará o controle de todo o ciclo de desenvolvimento de software e a ampliação da capacidade de entrega com mais eficiência e qualidade. Antes, os profissionais de TI da Assembléia Legislativa atendiam às demandas sem documentação adequada e sem o total conhecimento dos impactos que elas poderiam causar", diz Sturm.
Com o CaliberRM, voltado à colaboração, análise de impacto e comunicação durante todo o ciclo de desenvolvimento do software, o usuário precisa aprovar eletronicamente o que foi requisitado à área de TI. "Dessa forma, o relacionamento torna-se mais colaborativo, reduzindo o retrabalho na construção de um aplicativo", observa Sturm. "Recentemente, houve uma reforma na legislação e a equipe de TI realizou rapidamente as mudanças no Sistema de Processo Legislativo. Foi a primeira vez que utilizamos o Caliber para a definição e gestão dos requisitos. Todas as modificações foram concluídas com sucesso em apenas duas semanas. É um prazo recorde, dado o grande volume de informações que foram tratadas em um período tão curto", completa.