O Google anunciou na quinta-feira, 11, o fechamento do seu programa destinado a venda de anúncios em rádio, batizado de Google Audio Ads. A justificativa da empresa para o fim do projeto é que ele não atingiu às expectativas, além de ser uma medida para cortar custos durante a crise internacional, já que resultará na demissão de mais de 40 pessoas.
O programa começou há três anos como uma forma ambiciosa da empresa de investir em marketing off-line. Esta é a segunda vez nos últimos três meses que o Google encerra uma unidade de negócios. Anteriormente a empresa já havia fechado seu programa de venda de anúncios em jornais.
A idéia com o Google Audio Ads era revolucionar a forma como a publicidade é negociada no rádio. Em 2006, Eric E. Schimidt, CEO do Google, chegou a anunciar que eles esperavam chegar a mais de mil funcionários trabalhando nesse programa. Susan Wojcicki, vice-presidente do gerenciamento de produtos, declarou que, apesar de terem investido e aprendido muito com o projeto, a companhia não obteve o impacto que esperado.
Susan completou afirmando que agora o Google vai vender suas tecnologias de publicidade em rádio para programas de áudio on-line. Em relação às demissões, ela declarou que a empresa tentou remanejar todos os funcionários do projeto, mas que mais de 40 pessoas vão ter que ser dispensadas – a empresa não revelou quantas pessoas estavam trabalhando no projeto.
Apesar dos cortes, o Google adiantou que não pretende reduzir seus investimentos em publicidade para TV, pois, apesar do pouco retorno, ajuda na audiência do site de compartilhamento de vídeos YouTube, pertencente à empresa.
- Expectativas frustradas