Embora a recuperação da indústria de discos rígidos já tenha dado sinais concretos neste trimestre, o setor ainda está longe da retomada. A avaliação é de um estudo da IHS iSupply, a partir de análises sobre os impactos das enchentes na Tailândia, onde estão instalados a maioria dos fabricantes.
As remessas mundiais de discos rígidos (HD) caíram 26% no quarto trimestre do ano passado, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A projeção é que, neste trimestre, os embarques de HD tenham queda de 13% e no segundo trimestre, de 5%, na mesma base de comparação. A expectativa da IHS iSupply é que o mercado irá retonar a níveis positivos apenas no terceiro trimestre, com alta estimada de 2%. Para o último trimestre, a estimativa é de crescimento de 49%. Esta expansão muito acima da média se deve ao fato de o último trimestre de 2011 ter sido impactado pelas enchentes, que jogou a produção muito para baixo.
Com a queda do inventário os preços irão subir. Nos últimos três meses do ano passado, o valor médio dos discos rígidos ficou 28% acima da média registrada um ano antes, de acordo com a IHS iSupply. A estimativa é de queda de apenas 3% nos preços neste trimestre e 9% no segundo, ou seja, os preços dos discos rígidos permanecerão inflados neste ano em relação a 2011.