O varejo online norte-americano atingiu US$ 161,5 bilhões em 2011, o que representa aumento de 13% sobre os US$ 142,5 bilhões obtidos em 2010, segundo números da comScore. Entre as categorias mais populares, destacam-se conteúdos digitais e assinaturas, joias e relógios, eletrônicos de consumo, brinquedos e lazer e softwares. Todas registraram crescimento de no mínimo 18% no quarto trimestre em relação ao ano anterior.
No caso de conteúdo digital e assinaturas – categoria de produtos que inclui downloads de música, programas de TV, filmes, e-books e aplicações –, a comScore informa que houve um aumento expressivo nas vendas no dia de Natal, com crescimento de 20% nessa data, contra uma taxa média de 2,8% em dia normal na temporada de feriados de 2011.
As estatísticas também indicam recorde no número de transações com frete grátis. No quarto trimestre 2011, elas representaram 52% de todas as compras, contra 49% em igual período de 2010. Esse aumento reflete o empenho das empresas em atender às expectativas dos consumidores. Dados da comScore divulgados em dezembro de 2011 indicam que 36% dos usuários de internet afirmam que não fariam compra virtual se tivessem de pagar frete.