O que podemos esperar do BI em 2017

0

Se você ainda está pensando se o Big Data mudará ou não o mercado nos próximos anos, preciso te dar uma informação valiosa: sim e essa onda de transformação já começou. Prova disso foram os resultados da pesquisa da Ovum, empresa de inteligência de mercado, realizada em 2016. De acordo com o estudo, o mercado global de Big Data gerou R$ 1.7 bilhões de dólares em 2016, e deve movimentar até 9.4 bilhões em 2020.

Mas, ainda que esse mercado esteja em franco crescimento, não é tão simples incorporá-lo ao universo corporativo. É preciso, primeiro, entender como ele pode beneficiar os negócios, imprimindo inteligência, como forma de gerar real valor aos milhares de dados com os quais já nos relacionamos atualmente e que tendem a aumentar. Segundo o Instituto McKinsey publicou no fim de 2016, a quantidade de informações deve duplicar a cada três anos, conforme cresce a utilização de plataformas digitais, sensores wireless, aplicações em realidade virtual, tablets e smartphones.

A boa notícia é que as empresas já entenderam essa tendência e começaram a apostar na tecnologia para analisar exatamente quais informações possuem, avaliar sua posição no mercado e, principalmente, obter insights valiosos que indiquem para onde podem ir – e, em especial, no que podem investir.

Para tanto, passaram a procurar por profissionais e soluções especializados em analytics e, consequentemente, a investir em Business Intelligence. Esse tipo de ferramenta, antes caracterizada como uma plataforma para suportar a coleta e análise de dados, atualmente é avaliada pelo Gartner como a peça-chave para o desenvolvimento de conteúdo analítico, designada a qualquer usuário – seja ele técnico ou não – para a obtenção de informações e o compartilhamento de insights.

E essa é exatamente uma das grandes vantagens atuais do BI. Antes uma ferramenta voltada ao profissional de TI, que contava com o auxílio de sua expertise e conhecimento técnico, ela agora pode ser desenvolvida para ser o mais intuitiva possível. Isso porque as companhias que oferecem esse tipo de produto entendem que os decisores precisam estar com os dados disponíveis a um clique de distância.

A confiança e o contato com plataformas cada vez mais interativas, que possibilitam o compartilhamento não só de informações, mas de estratégias certeiras aos negócios não só colaboram para aumentar a agilidade nos processos, mas também impulsiona o andamento da rotina de cada empregado. Imagine, portanto, que médicos, gerentes dos mais variados departamentos, funcionários de centrais, dentre outros profissionais terão a informação certa no momento em que precisam dela.

Isso é possível porque as ferramentas de BI são uma solução poderosa para que se entenda a real capacidade de uma companhia. As tecnologias, dessa forma, estão ao dispor dos decisores para que eles consigam organizar e enxergar, a partir de seus dados, processos anteriores, o que os levou até onde estão e, mais importante, para onde vão agora. Profissionais especializados ainda se fazem necessários para que análises eficientes sejam feitas, mas a democratização das ferramentas será uma tendência em evolução no mercado.

Em tempos que investimentos certeiros se tornam necessários nas empresas, apostar em soluções advindas do Big Data é um processo que requer atenção enquanto o volume de dados apenas se multiplica. E muito além de considerar sua importância, é essencial saber por onde começar. O BI pode te ajudar nisso.

Rodrigo Segalla Uehara, diretor de Tecnologia e Soluções da IN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.