De acordo com levantamento da ClearSale, empresa de soluções antifraude, a cada R$ 100 reais em compras realizadas no e-commerce brasileiro, R$ 3,47, em média, são tentativas de fraudes, algo em torno de R$ 3,6 mil tentativas por minuto. Para o estudo Mapa da Fraude 2020, mais de R$ 69 milhões em transações foram analisadas, o que representa cerca de 153 milhões de pedidos, considerando aqueles com pagamento via cartão de crédito.
Em 2019, o comércio eletrônico do país deixou de perder R$ 1,9 bilhão com prejuízos causados por fraudes, um crescimento de 36% em relação a 2018. Segundo a empresa, o ticket médio dos pedidos suspeitos foi de cerca de R$ 1 mil e a maioria dos fraudadores buscava por produtos e serviços mais caros e até mesmo de luxo, para ter um retorno melhor na hora de revender o produto. Celulares, Games e Bebidas são tradicionalmente as categorias mais fraudadas.
O levantamento também destacou que os fraudadores preferem os dias de semana para realizar os crimes. O dia mais visado pelos criminosos é a terça-feira, que concentrou 17,43% do valor total das tentativas de fraude em 2019. Já domingo é o dia com o menor tentativas, com 8,19%. O período que concentra a maior tentativa de fraudes é entre 12h e 23h, com 83%.
Entre as datas comemorativas, o Dia dos Namorados é a que apresenta mais tentativas de fraude, representando 4,56% do total de vendas. Em termos comparativos, o Natal apresentou 3,38% e a Black Friday, 1,06%. Na comparação por regiões, o Norte é a que tem maior exposição a fraudes, com 6,58%. O Nordeste aparece em segundo, com 5%, seguido de Centro-Oeste, 4,7%, Sudeste, 3,2% e Sul, 1,9%.