Rede Santa Catarina automatiza processos, amplia liberdade e empodera equipe

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Com mais de 120 colaboradores e administrando 19 entidades com atuação social em saúde e educação, a Rede Santa Catarina investiu na consultoria de projetos e no serviço de RPA (Robotic Process Automation) no começo de 2019, com foco em automatizar meses de operações que demandam tempo, efetuar entregas rápidas e de qualidade, e fomentar criações a partir da tecnologia.

A Quality Digital, especialista em acelerar os negócios dos seus clientes com soluções digitais criativas e inovadoras de alto valor, forneceu a solução de consultoria, hiperautomação e Roboc Process Automation da AutomationEdge.

A trajetória da automação começou com uma ideia, que se transformou em uma prova de conceito, para então ser aprovada e realizado o levantamento dos possíveis processos de automação na Rede.

"No começo quem trouxe essa automação para a rede foi o nosso gerente, o Ricardo Vanicelli, na época da área de inovação. Hoje, ele é o gerente executivo de TI da Rede Santa Catarina", explica Marcelo Ferreira, coordenador de TI da Rede Santa Catarina, "o processo de automação começou do alto, pois tivemos que trazer as áreas de negócios pro nosso lado e explicar que automação não é um bicho de sete cabeças ou que vai roubar cargos, ou até mesmo mandar pessoas embora, mas sim melhorar o trabalho do colaborador, facilitando o trabalho e empoderando o seu dia a dia".

Com isso deram início a algo que não existia dentro da Rede a partir da chegada da Quality, a criação de uma célula de automação, iniciativa do Departamento de TI para criar, customizar e dar andamento aos projetos de RPA.

Atendendo inicialmente a área administrativa, o uso das ferramentas foram uma evolução, com muitos processos manuais que atrapalham a rotina da área, Diego Lira, líder técnico das soluções de TI da Rede Santa Catarina, explica que viram uma oportunidade de colocar automação nesses processos, em que o usuário tem ali um esforço repetitivo e às vezes não consegue nem realizar o serviço.

"Nós tínhamos processos aqui que não eram feitos devido à falta de mão de obra. Mas hoje, com essa evolução das ferramentas que a Quality trouxe, temos uma linha RPA, onde sou o líder técnico com três desenvolvedores e um terceiro, e uma linha low code, onde temos um desenvolvedor sob a minha supervisão", ressalta o líder técnico. "Tínhamos um processo que ficava oito meses para conclusão e entrega no fechamento mensal, com apenas uma pessoa fazendo, era impossível. Eu poderia contratar mais pessoas para equipe ou uma equipe terceira, mas veio a ideia de automação, onde o robô faz, com uma performance semelhante de uma pessoa, o trabalho 24 horas por dia 7 dias por semana, sem pausa. E hoje, conseguimos em 1 mês executar 8 milhões em valores financeiros, algo que antes só poderia ser possível em 8 meses ou mais", diz o executivo.

Com um sistema onde foram exploradas as funções básicas até um maior domínio e aplicação de códigos como JavaScript, Python e Banco de Dados, e com os dados do robô armazenados com acesso rápido e seguro.

Até agora, a equipe Quality entregou 24 automações, 5 em HML, 5 em desenvolvimento e 17 em backlog para 2023. Foram mais de 1.224.785 dados movimentados pelo RPA até outubro de 2022, com mais de 20 mil horas economizadas de ações humanas, isso somente contabilizando um recurso. A estratégia que adotamos visa dobrar e até triplicar esses valores no próximo ano, nosso objetivo é continuar expandindo o RPA pelos processos internos da Rede Santa Catarina.

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