Realizar um trabalho em parceria com as grandes consultorias e desenvolver o mercado de storage são dois dos principais desafios de Mauro Danesi, novo gerente regional do Grupo de Sistemas Avançados da Dell para o Mercosul, que também é responsável por integrar equipamentos e serviços com os softwares e soluções das empresas parceiras.
Danesi, profissional com 25 anos de experiência no mercado em empresas como Oracle, EMC, IBM e mais recentemente HP, chega à Dell no momento em que a empresa obtém a liderança no último trimestre de 2005 em vendas de servidores; no segmento de pequenas, médias e grandes empresas e pela primeira vez em notebooks, segundo a pesquisa Quarterly PC Tracker da IDC.
?Nosso objetivo é agregar valor aos usuários com sistemas e serviços atrelados aos nossos parceiros, tais como Oracle, Microsoft, VM Ware, Altiris, Symantec/Veritas e EMC/Legato?, explicou Danesi.
Notebooks e servidores
De acordo com a IDC, a Dell conquistou 21,9% do mercado de notebooks no último trimestre, que apresentou em crescimento de 79%, o que significou um incremento de 56% de vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.
A participação da Dell no mercado de servidores durante o quarto trimestre de 2005 foi de 38% , evolução de 15,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em função desse desempenho, a empresa manteve a liderança em todo o ano passado com crescimento de 20% em número de unidades em relação ao ano anterior e 69% em comparação com o último trimestre de 2004.
PMEs
No segmento de pequenas e médias empresas, a Dell também manteve a liderança com 5,8%, 21,2% e 23%, respectivamente, em cada segmento.
Segundo Fernando Loureiro, diretor de Assuntos Corporativos da Dell, esses números são bastante expressivos se levarmos em conta que no mercado de pequenas empresas 83% das vendas são oriundas do mercado cinza.
Especificamente no segmento de pequenos escritórios a Dell conquistou 3,8% no quarto trimestre, onde 86,7% das vendas são do mercado ilegal.