O Ministério da Educação vai ampliar neste ano o Programa de Informática na Educação Especial (Proinesp), projeto voltado a promover a interação de estudantes com necessidades especiais com as letras e os números por meio do computador, driblando os limites impostos por livros, cadernos e salas de aula.
Criado em 2003, o Proinesp instalou até agora 456 laboratórios de informática em instituições que atendem estudantes com, por exemplo, dificuldade de locomoção, deficiência visual ou auditiva. Neste ano, o MEC planeja implantar outros 500 novos laboratórios nas escolas em que esses alunos estão matriculados.
De acordo com a coordenadora geral de desenvolvimento para a educação especial, Kátia Barbosa, a expectativa é que cerca de 20 mil novos alunos com necessidades especiais sejam atendidos. "O uso da informática como ferramenta de aprendizagem é importante pra todos os alunos, mas em especial para os alunos com necessidades educacionais especiais por que ele dá melhores condições de acessibilidade."
Segundo a coordenadora, a instalação desses equipamentos vai facilitar a inclusão dos jovens, melhorando as condições de ensino. "Nesses laboratórios você pode desenvolver novas formas para atender a diversidade e assim melhorar a qualidade na educação. A gente acredita que a inclusão desses estudantes numa escola beneficia todos os outros alunos e ajuda a entender a diversidade", disse Kátia.
Os novos laboratórios serão instalados em escolas da rede pública e privada sem fins lucrativos. Cada unidade vai receber seis computadores, uma impressora, um scanner, uma webcam e todos os móveis para o espaço. A instalação dos laboratórios é feita apenas em escolas onde há alunos com necessidades educacionais especiais. Além disso, o programa oferece o treinamento e a capacitação de pelo menos dois professores em cada escola. Eles farão um curso à distância com duração de 120 horas.
De acordo com o MEC, no Brasil existem cerca de 640 mil alunos com necessidades educacionais especiais matriculados em 37 mil escolas, 33 mil delas públicas.