Viação Osasco adota sistema de segurança para comunicação instantânea

0

Com o objetivo de regularizar o uso dos comunicadores instantâneos em sua rede, o grupo Viação Osasco, constituído pelas empresas Viação Osasco, Transppass, Himalaia e Castro Comércio e Ensino, acaba de implantar a solução messengerPOLICY, da BRconnection, fornecido pela Brasil Tecnologia, que também prestou a consultoria para a empresa.

Antes da adoção do sistema, o uso de instant messaging era proibido na rede da Viação Osasco, com receio de expor a vulnerabilidades durante a troca de arquivos, por exemplo. O departamento de tecnologia da empresa sabia, porém, que com o instant messaging a comunicação interna e externa da companhia seria otimizada, tornando-se mais ágil e até segura, se houvesse no mercado uma ferramenta para monitorar seu uso.

?Começamos, então, a examinar a questão com maior cuidado e verificamos a necessidade de um programa que controlasse as permissões de envio e recebimento de arquivos, além de monitorar as conversas?, afirma Selma Sylvestre de Andrade, analista de sistemas do grupo Viação Osasco. Segundo a executiva, a partir de então, a companhia passou a buscar no mercado brasileiro ferramentas que cumprissem a função, mas, em um primeiro momento, não encontraram um produto com interface amigável que atendesse a essas necessidades.

Foi então que a Brasil Tecnologia, empresa brasileira de consultoria que já presta serviços para a Viação Osasco, apresentou para a companhia o messengerPOLICY. Após um período de testes, o grupo pode perceber que a solução era exatamente o que procurava, já que permitia não apenas o controle de envio e recebimento de arquivos como criava uma política de utilização de mensagens instantâneas personalizada.

Assim, desde junho de 2006, a Viação Osasco passou a utilizar os comunicadores instantâneos monitorados pelo messengerPOLICY. Atualmente, 150 funcionários do grupo usam o sistema. ?A solução tornou a comunicação da companhia mais ágil, econômica e segura. Ágil, por ser em tempo real e econômica porque representa uma redução no uso do telefone e segura por barrar os recursos de comunicadores instantâneos que possam representar vulnerabilidades para a rede da Viação Osasco?, comenta Cláudia Oliveira, diretora comercial da Brasil Tecnologia.

Os custos de consultoria e implementação da Brasil Tecnologia, juntamente com as licenças do messengerPOLICY, custaram à Viação Osasco menos de R$ 2.500. A companhia ainda mantém um contrato de manutenção da ferramenta com a empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.