A Secretaria da Receita Federal do Brasil desencadeou hoje, 13/3, a operação Leão Expresso 3, de combate ao contrabando e descaminho de produtos estrangeiros adquiridos ilegalmente pela internet e remetidos pelos Correios.
De acordo com a Receita, participam da operação 198 servidores, que se utilizam de equipamentos de Raio-X para detectar as irregularidades nos principias centros de distribuição dos Correios em 28 cidades.
A Receita estima que as apreensões cheguem em R$ 1 milhão. Os responsáveis pela mercadorias serão chamados para esclarecimentos e podem perder a mercadoria se constatas as irregularidades, além de responderem criminalmente.
?Com base nas nossas investigações, verificamos que de Miami partem produtos eletrônicos e de informática subvalorizados. Alguns declarados como roupas e outros com um valor bem abaixo ao de mercado?, explica o analista tributário da Receita, Dílson Benevides.
De Hong Kong, chegam ao Brasil produtos eletrônicos enviados ilegalmente, além de mercadorias falsificadas, principalmente bebidas e artigos de luxo.
Com Agência Brasil