As gravadoras Sony, EMI, Universal e Warner se uniram com as empresas Nokia, Apple, Microsoft e Google para formar uma aliança contra o download ilegal de músicas na internet. O principal objetivo da aliança é criar um padrão de código de barras para regulamentar todos os arquivos musicais liberados pelas empresas para serem baixados.
O grupo formará uma organização sem fins lucrativos para começar a implantar esse código nas músicas digitais. A organização vai se chamar Digital Data Exchange (DDEX) e pretende criar um padrão complexo com cerca de trinta números, baseado nos códigos de barras dos produtos alimentares.
Na prática, as empresas responsáveis pelos direitos das músicas poderão rastrear onde, quando, quantas vezes e como as músicas estão sendo usadas na rede, e controlar a forma como elas são comercializadas. Portanto, o uso digital dessas músicas poderá ser cobrado.
A aliança pretende padronizar os downloads de músicas na internet para que este negócio possa se desenvolver de forma mais controlada e, portanto, crescer mais. O DDEX pretende garantir que as músicas ouvidas em um dispositivo não possam ser exportadas para outro – por exemplo, uma música baixada pelo celular não pode ser transferida para o computador.
- Pirataria virtual