A IBM anunciou nesta sexta-feira, 13, que irá investir no ramo de água potável, com o lançamento de uma linha de serviços para analisar a qualidade da água, como monitoramento da poluição, os quais podem demandar investimentos de até US$ 20 milhões em cinco anos.
A nova oferta de serviço seria baseada na medição da água para empresas de serviços de abastecimento, com a instalação de sensores qua captariam dados, os quais seriam posteriormente analisados em computadores de alto desempenho.
De acordo com a empresa, a iniciativa faz parte de um programa maior da IBM, chamado Big Green Innovations, que foi criado há dois anos com o propósito de atuar em mercados de carbono, energias alternativas e de gestão dos recursos hídricos. O objetivo do programa é de criar tecnologias para serviços de infra-estrutura, como gerenciamento de tráfego de automóveis e gestão de energia.
A empresa apontou que sua nova tecnologia para o gerenciamento da água permitirá que problemas de contaminação, ou de necessidade de reparos, sejam detectados mais rapidamente. O serviço também pretende monitorar as marés e as condições das ondas.
O projeto piloto para essa linha de serviços, chamado de SmartBay, é desenvolvido em parceria com o Instituto Marinho da Irlanda e os primeiros testes estão sendo realizados na costa daquele país, na Baía de Galway.
O programa monitora a poluição na água, as condições da vida marinha e as correntes do local, e transmite os dados diretamente para os pesquisadores.
- Negócio diferente