Para muitas empresas, a gestão da marca e a relação dela com os consumidores em redes sociais como Facebook e Twitter são prioridades em campanhas de marketing digital. Muitas vezes, contudo, elas se esquecem de gerenciar seus funcionários nesses sites. O alerta vem da responsável por campanhas digitais da PricewaterhouseCoopers, Luciana Nogueira, durante o workshop “Etiqueta Digital” no Web Expo Forum, nesta terça-feira, 13, em São Paulo.
“Ninguém quer estar de fora de seus círculos sociais, este é o maior motivo que leva as pessoas ao Facebook”, explica Luciana. De acordo com a executiva, esta realidade implica na necessidade de planejamento para a implantação de políticas claras de uso das redes sociais. Apesar dos perfis serem de cunho pessoal, eles podem revelar fatos importante sobre a vida dos funcionários e até da empresa e, com isso, influenciar no desempenho profissional.
O primeiro passo é o monitoramento. “Todos nossos funcionários estão cientes da vigilância sobre os termos publicados na rede e, assim, são orientados sobre postura e direitos de uso de nossa marca”, exemplifica. Segundo ela, as boas práticas nessas mídias implicam na proibição de comentar sobre projetos internos, mencionar concorrentes ou qualquer outro assunto de trabalho. “Caso a pessoa deseje divulgar conteúdos relacionado aos assuntos da PwC, por exemplo, nós damos assistência e ajudamos na curadoria e publicação. Dessa maneira, os próprios funcionários cuidam da nossa presença online”, explica Luciana.
No caso da PwC, foram criadas, inclusive, redes sociais internas para integração e participação de recém-admitidos e até pessoas que se desligaram da empresa, mas continuavam a ter contato com ex-colegas de trabalho. De acordo com Luciana, a implantação há um ano conseguiu eliminar praticamente todas as menções negativas à PwC. “Na verdade, não existe distinção entre etiqueta online e offline. Tudo se refere à boa educação”, finaliza.