IBM economiza US$ 4,2 milhões por ano com social business

0

A IBM adotou o conceito de social business como estratégia de negócio e conseguiu cortar US$ 4,2 milhões com economia de tempo, ganho de receita e projetos de inovação. O conceito propõe a aplicação de características de redes sociais para gerir as operações da empresa, tanto interna como externamente. “Social business é incorporar transparência, engajamento e compartilhamento nos processos e relações no ecossistema de negócios”, explicou Mario de Figueiredo Costa, gerente de soluções de colaboração e social business da IBM Brasil.

O executivo, que participou do Web Expo Forum, nesta terça-feira, 13, em São Paulo, afirma que, na prática, esses mecanismos conectam mais pessoas de maneira mais rápida. Por isso, representam redução significativa do tempo gasto na busca de soluções para problemas e elaboração de projetos inovadores.

Costa compara o impacto do social business à revolução do e-commerce para as empresas, prevista na década de 90 e vista como um “futuro distante” por muitas companhias que não compreenderam a revolução digital. “Isso porque são valores que independem do porte ou do ramo de atuação das organizações. Toda empresa mantém relações sociais com funcionários, clientes e fornecedores que, somados, têm muita relevância nas finanças”, explica.

Enquanto muitas empresas restringem o acesso a informações, limitando o profissional às tarefas cotidianas, a IBM promove comunidades e grupos de discussão sobre os mais variados assuntos, pois acredita que isso aumenta a produtividade. Um exemplo foi o fórum criado na rede interna da empresa para debater o lançamento do primeiro iPad. Costa conta que as pessoas inicialmente trocavam informações sobre jogos e configurações do aparelho. “Quando sentimos a necessidade de mercado de incorporar aplicativos e o uso do tablet para soluções corporativas, já possuíamos uma rede de especialistas”, completou. Com isso,a IBM reduziu de um ano para apenas quatro meses o tempo necessário de desenvolvimento de seu primeiro app e ganhou vantagem competitiva.

Outros resultados foram a criação de 72 mil comunidades dentro da companhia, 21 mil blogs atualizados, além de  4 milhões de mensagens instantâneas diárias no comunicador interno e 60 mil dispositivos móveis ativos. O estudo Social Business da IBM está disponível online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.