A IBM adotou o conceito de social business como estratégia de negócio e conseguiu cortar US$ 4,2 milhões com economia de tempo, ganho de receita e projetos de inovação. O conceito propõe a aplicação de características de redes sociais para gerir as operações da empresa, tanto interna como externamente. “Social business é incorporar transparência, engajamento e compartilhamento nos processos e relações no ecossistema de negócios”, explicou Mario de Figueiredo Costa, gerente de soluções de colaboração e social business da IBM Brasil.
O executivo, que participou do Web Expo Forum, nesta terça-feira, 13, em São Paulo, afirma que, na prática, esses mecanismos conectam mais pessoas de maneira mais rápida. Por isso, representam redução significativa do tempo gasto na busca de soluções para problemas e elaboração de projetos inovadores.
Costa compara o impacto do social business à revolução do e-commerce para as empresas, prevista na década de 90 e vista como um “futuro distante” por muitas companhias que não compreenderam a revolução digital. “Isso porque são valores que independem do porte ou do ramo de atuação das organizações. Toda empresa mantém relações sociais com funcionários, clientes e fornecedores que, somados, têm muita relevância nas finanças”, explica.
Enquanto muitas empresas restringem o acesso a informações, limitando o profissional às tarefas cotidianas, a IBM promove comunidades e grupos de discussão sobre os mais variados assuntos, pois acredita que isso aumenta a produtividade. Um exemplo foi o fórum criado na rede interna da empresa para debater o lançamento do primeiro iPad. Costa conta que as pessoas inicialmente trocavam informações sobre jogos e configurações do aparelho. “Quando sentimos a necessidade de mercado de incorporar aplicativos e o uso do tablet para soluções corporativas, já possuíamos uma rede de especialistas”, completou. Com isso,a IBM reduziu de um ano para apenas quatro meses o tempo necessário de desenvolvimento de seu primeiro app e ganhou vantagem competitiva.
Outros resultados foram a criação de 72 mil comunidades dentro da companhia, 21 mil blogs atualizados, além de 4 milhões de mensagens instantâneas diárias no comunicador interno e 60 mil dispositivos móveis ativos. O estudo Social Business da IBM está disponível online.