A Amazon anunciou nesta sexta-feira, 13, a compra da 2lemetry, startup que desenvolveu uma plataforma para integração de dispositivos conectados entre empresas, segundo o site VentureBeat. Os termos financeiros do negócio não foram revelados.
A aquisição é parte da estratégia de "Internet das Coisas" (IoT) da varejista online, já que a plataforma da 2lemetry traz "insights" sobre os chamados dados de IoT, que permitem, por exemplo, que um freezer informe sobre a quantidade em estoque de determinado alimento ou sensores inteligentes detectem a quantidade de óleo deixado em um oleoduto, ou de qualquer outro dispositivo conectado à internet.
Neste ano, a startup recebeu aporte de US$ 4 milhões da Salesforce Ventures, braço de capital de risco da Salesforce, empresa da qual utiliza a plataforma Heroku para desenvolver aplicativos personalizados, entre outras opções. Entre os clientes da 2lemetry estão empresas como a Honeywell e a empresa de energia Demeter.
Analistas ouvidos pelo site de notícias disseram que não sabem aonde a 2lemetry vai se encaixar no portfólio da Amazon, mas acham que o natural seria na Amazon Web Services, já que ela vem trabalhando com grandes conjuntos de dados por meio de seu serviço de Kinesis.