As tecnologias automatizadas de proteção da Kaspersky Lab detectaram uma nova vulnerabilidade no Microsoft Windows e acredita-se que ela foi usada em ataques direcionados por pelo menos dois grupos especializados em APTs, inclusive o recém-descoberto SandCat.
Esse é o quarto exploit de dia-zero em atividade descoberto pela Tecnologia de Prevenção Automática contra Exploits da Kaspersky Lab. A empresa notificou a vulnerabilidade à Microsoft, atribuída como CVE-2019-0797, e esta já lançou uma atualização.
As vulnerabilidades de dia-zero são falhas desconhecidos no software que podem ser exploradas por invasores para violar o dispositivo e a rede da vítima. O novo exploit usa uma vulnerabilidade no subsistema gráfico do Microsoft Windows para conseguir adiquirir privilégios locais e obter controle total do computador invadido. A amostra de malware examinada pelos pesquisadores da Kaspersky Lab mostra que o exploit visa as versões do sistema operacional do Windows 8 ao Windows 10.
Os pesquisadores acreditam também que vários grupos especializados em APTs, como o FruityArmor e SandCat, podem ter usado o exploit detectado, mas possivelmente não apenas esses. O FruityArmor é conhecido por já ter usado exploits de dia-zero e o SandCat é um novo grupo que foi descoberto recentemente.