O deputado federal Orlando Fantazzini (PSol-SP) defendeu a adoção de um padrão tecnológico único para a TV digital na América Latina. O tema foi debatido na reunião da Comissão de Direitos Humanos, Justiça e Políticas Carcerárias, do Parlamento Latino-Americano (Parlatino) realizada semana passada na Argentina.
Na avaliação do deputado, essa integração pode aquecer o mercado e permitir que a indústria cinematográfica e as emissoras de televisão produzam programas de qualidade para o povo da região. Segundo ele, os parlamentares não discutiram qual seria o melhor padrão de TV digital porque não existe consenso entre os países sobre a importância de se adotar a mesma tecnologia. ?O mais importante é fazer com que os países adotem a posição de trabalhar para que haja um padrão único na região latino-americana ou sul-americana, para depois se discutir qual é o melhor padrão?, observou.
Além da TV digital, os parlamentares discutiram a democratização dos meios de comunicação. Na América Latina, a mídia é controlada por número pequeno de grupos empresariais. No Brasil, por exemplo, oito grupos comandam o setor. No México, essa atividade é controlada por apenas duas empresas.