A Samsung Electronics anunciou nesta sexta-feira (13/4) os resultaos financeiros do primeiro trimestre. O lucro da companhia atingiu US$ 1,7 bilhão, uma queda de 15% na comparação com igual período do ano passado. O resultado é atribuído pela fabricante à forte queda nas margens com as vendas de chips DRAM, usados em computadores, e chips de memória NAND, empregados em em equipamentos de consumo eletrônico.
Embora as vendas tenham apresentado crescimento de 3% no período, os custos de produção dos chips DRAM e NAND tiveram forte impacto no balanço da empresa, que foi forçada a reduzir os custos dos chips para manter a participação no mercado.
O vice-presidente de negócios de semicondutores da Samsung, Kang Yeongho, vê o cenário futuro, porém, como positivo. Ele acredita que os preços dos chips NAND estão se recuperado desde fevereiro e os de DRAM devem aumentar com o crescimento da demanda.
No segmento de telecomunicações, o lucro operacional aumentou 29% no trimestre, se posicionando como a unidade mais rentável da Samsung. As vendas de telefones celulares, por exemplo, registraram recorde, totalizando 34,8 milhões de aparelhos, um aumento de 6% em relação ao último trimestre de 2006. A Samsung estima que o mercado mundial de celulares tenha encolhido cerca de 10%.
A tendência de crescimento também se confirmou no segmento de monitores de cristal líquido (LCD), cujo aumento do faturamento foi de 6%, embora a receita operacional tenha caído 32% na comparação anual. Já a área de negócio de mídia digital ? que inclui PCs e televisores ? mantiveram praticamente a mesma receita do trimestre anterior.