Anatel publica regulamento que permite banda larga pela rede elétrica

0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta segunda-feira, 13, a Resolução 527, que aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica (BPL). Com isso, as empresas que já têm a tecnologia poderão fornecer serviços, caso de Eletropaulo Telecom, por exemplo.
A fornecedora de serviços que fizer uso do sistema BPL deve apresentar à Anatel, até 30 dias antes do início da operação, informações necessárias para a criação e manutenção de uma base de dados pública, disponível a quaisquer interessados.
Segundo a Anatel, foram tomadas precauções para que os sistemas BPL não causem interferência em outros serviços, como o de Radioamada e o de Radiodifusão.
Nesse sentido, os sistemas poderão operar nas faixas de 1.705 KHz a 50 MHz, em caráter secundário, e deverão dispor de mecanismo que possibilite o desligamento remoto, a partir de uma central de controle, da unidade causadora de interferência, caso outra técnica para sua atenuação não alcance o resultado esperado.
Os equipamentos que compõem o sistema BPL devem possuir certificação expedida ou aceita pela Anatel, de acordo com a regulamentação vigente, e atender às normas cabíveis, referentes ao sistema elétrico, expedidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Os sistemas existentes, em desacordo com o regulamento aprovado, poderão operar até 30 de junho de 2010, quando deverão ser desativados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.