Comissão aprova isenção de contribuição social a entidades de pesquisa privadas

0

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou a isenção das despesas com projetos de inovação e de pesquisa científica e tecnológica para as instituições de pesquisa sem fins lucrativos. A medida, prevista no Projeto de Lei 3558/08, deduz o montante da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda calculado sobre o lucro líquido. Hoje, a isenção vale apenas para as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT), órgãos vinculados ao Poder Público.
O relator da matéria na comissão, Miguel Corrêa (PT-MG), afirmou que a equiparação tributária proposta favorece o crescimento das atividades de pesquisa científica e tecnológica e que isso trará ao país retornos econômicos e sociais incontestáveis no longo prazo.
Corrêa acrescenta que, além do investimento público na pesquisa, o fato de as universidades públicas deterem mais de 90% das iniciativas de pesquisa no Brasil sugere a necessidade de se criar mecanismos de incentivo à pesquisa de instituições privadas. Para ele, aumentar a abrangência de atuação científica e tecnológica vai favorecer ainda mais a utilização do potencial de inovações da indústria nacional.
O projeto de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS) tramita em caráter conclusivo, e ainda será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.