Mais de 1 milhão de assinantes de telefonia já solicitaram a portabilidade numérica, dos quais 34% (ou 344,743) são assinantes de linhas fixas e 66% (665.946), de linhas móveis, segundo dados da ABR Telecom, entidade que administra a portabilidade no Brasil.
Do total, 703.178 solicitações de migração já foram concluídas, das quais 33% (229.167) referem-se a assinantes de telefones fixos e 67% (474.011), a usuários de telefones móveis.
O mês de março, o primeiro em que portabilidade numérica passou a operar de forma plena no país, registrou o maior volume de solicitações de migração desde que o serviço começou a existir, em setembro do ano passado. De acordo com a base de dados da ABR Telecom, foram solicitados 380.765 pedidos de troca de operadora com a manutenção do número.
Em março, o processo alcançou o índice de 92% de eficiência, o que significa que esta parcela dos pedidos realizados está em atendimento de acordo com a solicitação do cliente, segundo a ABR Telecom.
Compõem esse percentual os pedidos já concluídos; as solicitações prontas para migrar, mas que estavam aguardando a data regular; os agendamentos feitos para depois dos cinco dias úteis e os cancelamentos feitos por decisão do usuário.
Ainda relativo ao mês de março, apenas 8% dos pedidos daquele período não foram realizados. Segundo o órgão, a principal causa foi a inconsistência dos dados cadastrais fornecidos pelo usuário.
- Mudança de operadora