Após quatro anos de existência e sem produzir lucros, o Twitter tentará pela primeira vez tornar seu negócio rentável. Nesta terça-feira, 13, a rede de microblogs anunciou o lançamento do serviço Promoted Tweets, o que passará a exibir tweets patrocinados.
A informação é do co-fundador da ferramenta, Biz Stone, que explicou, no blog oficial da empresa, que haverá pouca interferência do conteúdo patrocinado no modo como a rede de microblogs vem funcionando. Segundo ele, a empresa já conta com parceiros de publicidade como a Best Buy, Red Bull, Starbucks, Bravo, Sony Pictures e Virgin America. "Com mais por vir", salientou o executivo.
Stone explicou que os posts publicitários dessas empresas aparecerão apenas nas páginas de resultados de buscas, sempre no topo,num modelo parecido com o do Google. Essas mensagens, embora semelhantes a tweets comuns, serão identificados com uma etiqueta "promoted" para indicar que está sendo exibido mediante pagamento. Inicialmente, diz ele, apenas 10% dos usuários da ferramenta visualizarão estes posts publicitários.
O executivo comentou ainda que, antes de começar a implantar as outras fases da estratégia de "monetização" do site, a empresa pretende obter maior compreensão a respeito do plano, sobre a experiência do usuário e do valor do anunciante. "Depois disso, a ideia é permitir a postagem de tweets promocionais pelos clientes do Twitter e pelos parceiros, além de expandir a estratégia para além das buscas", afirmou Stone.
- Estratégia