Nos últimos quatro anos, as instituições financeiras tiveram avanços significativos em direção às mídias sociais, vencendo resistências que se atribui, em geral, ao elevado nível de regulamentação do setor. É o que aponta estudo realizado pela norte-americana Corporate Insight, que oferece serviços de pesquisa e consultoria para a indústria financeira.
A pesquisa avaliou 90 empresas do setor, incluindo bancos, seguradoras e outras instituições, classificando os seus esforços para demarcar o seu lugar no Facebook, Twitter ou outras plataformas de redes sociais.
De acordo com o estudo, quase 90% das empresas financeiras estudadas mantêm alguma presença nas redes sociais, em comparação com apenas 20% em 2008.
O maior destaque na amostra estudada ficou com a American Express (AmEx), que lançou um fórum aberto para pequenas empresas em 2007 e continuou a expandir suas iniciativas sociais desde então.
A Corporate Insight classifica a AmEx como a marca financeira "top" em mídias sociais, com base nos parâmetros páginas no Facebook, perfis no Twitter, comunidades proprietárias e blogs.
O estudo excluiu a rede profissional LinkedIn pelo fato de a privacidade das comunicações nessa plataforma tornar mais difícil a avaliação do engajamento.