A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus VW e cavalos mecânicos MAN, trouxe inteligência para o seu modelo de vendas no Brasil com o uso do Dynamics 365. A fabricante de veículos comerciais usou a suíte de aplicações de negócio da Microsoft na nuvem para integrar sua fábrica com as áreas de vendas, marketing e pós-vendas. A primeira fase do projeto visa aproximar sua rede de 150 concessionárias espalhadas no país dos processos internos da montadora com maior mobilidade.
O sistema Plataforma One foi desenvolvido em parceria com a Atos, utilizando o Dynamics 365, plataforma de gestão de relacionamento com o cliente. Ele permite que consultores de vendas gerem pedidos ou tratem de questões específicas de pós-vendas no momento da visita do cliente. A MAN Latin America trabalha com uma rede consultores nos quatro cantos do país.
A integração dos processos por meio de diferentes dispositivos móveis possibilita uma comunicação rápida com os sistemas da fábrica e o acesso a dados de gestão do cliente, que podem ser decisivos para consumar a venda.
A partir de uma plataforma para smartphone e tablet, as revendas e consultores de vendas agora têm a possibilidade de dar inputs para a fábrica em tempo real, que entram na produção e criam um fluxo de informações que entrega agilidade às operações de vendas. A MAN tem acesso a todos os dados e faz uso da plataforma gerenciando os processos.
Esta primeira fase do projeto trouxe mais agilidade ao processo de vendas diretas e também as realizadas pelos distribuidores. Por exemplo, a emissão de um pedido de proposta para compra de veículos antes poderia levar mais de um dia e, com o Dynamics 365, a entrega é quase que imediata.
A equipe comercial passou a ter a possibilidade de fazer uma negociação especial baseada no acesso a informações estratégicas que são fruto de uma visão 360 do cliente. Na prática, o time de vendas ganha recursos para compor ofertas em melhores condições para o cliente, inclusive trazendo agilidade para a aprovação de propostas com desconto. Para o vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America, José Ricardo Alouche, a parceria traz um diferencial para a empresa.
"A Plataforma One é uma inovação por permitir que nossa equipe de vendas passe a se comunicar com a fábrica de qualquer lugar. A solução da Microsoft foi fundamental para viabilizar esse novo processo que simplifica a operação e torna-a mais dinâmica", afirma Alouche.
A utilização do Dynamics 365 e de funcionalidades embutidas na plataforma, desenvolvidas sob medida para necessidades específicas do setor, permite que a MAN Latin America ganhe competitividade e qualidade no atendimento. A partir de análises de dados complexas, a empresa passou a ter um entendimento do cliente sob uma perspectiva 360º.
O próximo passo do projeto é explorar o uso de inteligência artificial para analisar as informações hoje disponibilizadas para a força de vendas da MAN, podendo gerar visões que beneficiem diretamente as estratégias de negócio.